Deputados eleitos em Pernambuco são diplomados pela Justiça Eleitoral

0

iplomas representam a confirmação da vitória do candidato nas eleições de outubro e certificam que os escolhidos pelo voto estão aptos a tomar posse em fevereiro. Autoridades, como o governador Paulo Câmara e o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, compuseram a mesa dos trabalhos. Foto: Sabrina Nóbrega

Foram diplomados, nesta quinta (6), os 49 deputados eleitos para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa, no período entre 2019 e 2023. Entregues pela Justiça Eleitoral, os diplomas representam a confirmação da vitória do candidato nas eleições de outubro e certificam que os escolhidos pelo voto estão aptos a tomar posse nos cargos em fevereiro. A cerimônia aconteceu no Classic Hall, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Os eleitos em Pernambuco foram os primeiros do País a participar da diplomação, ato que marca também o fim do processo eleitoral. Além dos deputados estaduais, também receberam o documento o governador reeleito Paulo Câmara e a vice-governadora eleita, Luciana Santos, assim como os senadores e deputados federais escolhidos no Estado. Foram ainda diplomados os próximos conselheiros distritais de Fernando de Noronha.

Deputada estadual eleita com mais votos em Pernambuco, a delegada Gleide Ângelo (PSB) falou da expectativa de assumir pela primeira vez uma cadeira na Alepe: “Minha intenção é retribuir a confiança que a população depositou nas minhas propostas, e tenho certeza de que ninguém irá se arrepender”. Primeira mulher a conquistar cinco mandatos na Casa de Joaquim Nabuco, Teresa Leitão (PT) ressaltou o simbolismo em alcançar a marca. “Tendo em vista que os espaços para a mulher na política são conquistados com muito mais dureza, isso significa muito para todas nós”, comentou.

Romário Dias (PSD) destacou a responsabilidade em ser, a partir de 2019, o parlamentar com mais mandatos entre os 24 reeleitos. “Temos recebido, na Alepe, jovens com experiência na administração pública. Por isso acho que, nos próximos quatro anos, que podem ser os meus últimos como deputado, vamos fazer um bom trabalho ajudando o governador a desenvolver o Estado”, declarou. O presidente da Assembleia e também deputado reeleito, Eriberto Medeiros (PP), pontuou que espera uma legislatura “com muita transparência e seriedade, e que o trabalho desenvolvido corresponda aos anseios da sociedade”.

O governador reeleito Paulo Câmara lembrou os “níveis de intolerância exacerbados” que envolveram as eleições 2018. “Agora temos de trabalhar pelos acordos, seguindo diretrizes programáticas e em prol do crescimento de Pernambuco.” O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Luiz Carlos de Barros Figueiredo, observou a importância de que a representação política seja exercida em benefício dos cidadãos pernambucanos. “O direito à democracia se efetiva com a realização tranquila das eleições, que se concluem, hoje, com a diplomação”, frisou.

O evento desta quinta contou também com atrações culturais carnavalescas, como orquestras de frevo, passistas e os bonecos gigantes de Olinda. Apresentaram-se os artistas Almir Rouche, Jota Michiles, Beto Ortiz, Beto do Bandolim e Márcio Menner. (ALEPE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Santa Maria da Boa Vista será contemplada com Agroindústria 

A última quarta-feira (18) foi de comemoração para os assentados Safra e Vitória do municí…