Confirmado dois casos de sarampo em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria de Saúde do Recife confirmam dois casos de sarampo no Estado. Trata-se de um homem de 27 anos com histórico de viagem no início de julho para Manaus, área onde está circulando o vírus. Em Manaus, ele teve contato com um caso suspeito. A segunda ocorrência é de uma menina de dois anos, sobrinha do homem e que mora com ele no Recife. Os dois não comprovaram vacinação para tríplice viral. Após resultado laboratorial preliminar do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), não conclusivo, mas sugestivo para doença, as amostras de sangue dos pacientes foram encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ), laboratório de referência nacional que confirmou a doença.

De acordo com a Fiocruz-RJ, a menina de 2 anos teve resultado positivo por meio das técnicas de PCR e sorologia, enquanto o homem teve sorologia positiva. Os outros três casos relacionados a esses pacientes (dois familiares e uma funcionária) continuam em análise. É importante ressaltar que, logo após a notificação dos casos, as medidas de vigilância e controle foram executadas pelas secretarias de Saúde do Recife (de origem dos pacientes) e de Jaboatão dos Guararapes (onde o homem trabalha), com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde. Entre as ações, bloqueio vacinal de contatos com os casos confirmados, como é preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Todos os órgãos continuam vigilantes para a situação.
CAPACITAÇÃO – Nesta sexta-feira (17), das 8h30 às 12h30, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reúne gestores da área para tratar da “Vacinação em crianças e adultos – dúvidas e controvérsias”. A iniciativa, em parceria com a Sociedade de Pediatria de Pernambuco, será realizada na sede da SES, no bairro do Bongi, no Recife. Também haverá transmissão para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), além dos auditórios do Imip e do Hospital Dom Malan (Petrolina).
Na programação, apresentação das coberturas vacinais no Estado e uma discussão para tirar as dúvidas dos participantes sobre a campanha e vacinação em geral. O secretário estadual de Saúde, Iran Costa; a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo; a pediatra e técnica da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Madalena Oliveira; o presidente da Sociedade de Pediatria de PE, Eduardo Jorge Fonseca; e a infectologista Ângela Rocha participam do evento.
DADOS – Em 2018, Pernambuco notificou 102 casos suspeitos de sarampo (30 notificações dessas são do Recife). Desse total, 48 foram descartados (16 do Recife), 2 confirmados (ambas as confirmações são da capital pernambucana) e os demais estão em investigação. “Diante da ocorrência de sarampo no Brasil e da constante comunicação da situação epidemiológica feita pela SES, os profissionais de saúde estão sensibilizados para identificação e notificação de casos suspeitos da doença. Esse fato é importante pois é a partir dessas notificações que as secretarias municipais de Saúde e o Estado podem realizar ações de prevenção e controle”, destaca George Dimech.
Antes de 2018, foram confirmados 199 casos de sarampo em 2013 e 27 em 2014, além de 1 caso importado em 2012. Anteriormente, o último registro tinha sido em 1999, com 240 casos.
Fechado para comentários

Veja também

Vigilante morto por paciente no maior hospital do Recife fazia último plantão antes de se aposentar

O vigilante Nivaldo Bezerra da Silva, de 66 anos, morto por um paciente do Hospital da Res…