Comissão de Saúde da Alepe cobrará medidas urgentes ao governo para barrar mortalidade materno-infantil em Pernambuco

0

debate

Entidades e profissionais de saúde expuseram nesta quinta-feira, 21, durante audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os problemas existentes no atendimento materno-infantil no estado. Relatos como o aumento no número de óbitos de mães e recém-nascidos, tiveram destaque O debate foi presidido pelo deputado estadual Odacy Amorim, presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (Alepe).

“A situação do atendimento materno-infantil no estado é grave. A qualidade no atendimento não é boa e nos últimos anos tem piorado. A mortalidade infantil tem aumentado. Como presidente da Comissão de Saúde, vamos agir e cobrar melhorias ao governo estadual. Esse é o nosso dever”, constatou o deputado Odacy Amorim.

Como encaminhamento, os deputados estaduais decidiram criar um grupo de trabalho para aprofundar o tema para a busca de soluções urgentes. “”Vamos aprofundar as informações que recebemos e buscar as soluções que são necessárias e urgentes”, frisou Odacy.

Os parlamentares cobrarão ainda ao governo de Pernambuco os dados atualizados da mortalidade de gestantes e recém-nascidos no estado que, segundo o diretor do Cremepe, José Olímpio, tem crescido em 2015. “Precisamos repactuar o acompanhamento à saúde da gestante com os municípios e garantir a escala das equipes médicas nos hospitais para melhorar o atendimento”, declarou o presidente.

O debate reuniu deputados estaduais e representantes de diversas entidades de saúde. Além do Cremepe, participaram da audiência pública o Ministério Público de Pernambuco, Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), Sindicato dos Enfermeiros, Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SindSaúde), além da Secretária de Saúde de Pernambuco, entre outros convidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

“Foi uma vitória dos trabalhadores que confiaram seu voto na chapa 2”, declara Simone Paim

Após a disputa acirrada das eleições para a presidência do Sindicato dos Assalariados e As…