Zona rural de Petrolina (PE) recebe campanha de vacinação antirrábica

A Campanha de Vacinação Antirrábica está acontecendo na zona rural de Petrolina desde 25 de outubro, a ação ocorre em consonância com a recomendação do Governo do Estado. O objetivo é imunizar todos os cães e gatos que habitam no interior do município. Somente após imunização desta população é que a vacina será administrada na zona urbana da cidade.

Dentre as doenças infecciosas de origem viral, a raiva é a única em relação a seu alcance e ao número de vítimas que pode gerar uma encefalite aguda capaz de levar as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. A doença acomete todas espécies de mamíferos, inclusive os seres humanos.

De acordo com o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Kahel Neves, a vacina é de fundamental importância. “A vacinação ainda é a melhor forma de prevenir a doença que leva o animal à morte em grande parte dos casos, além de ser uma zoonose transmissível ao ser humano. Com isso, os cuidados para combater essa doença devem ser redobrados”, explicou.

As equipes do CCZ já passaram pelas seguintes comunidades: Izacolândia, Vila 12, Sítio Coelho, Assentamento São Francisco, Assentamento Alto da Areia, Assentamento José e Ramos, Nova Descoberta, Sítio Pontal, N11, Assentamento Mansueto de Lavoural, N10, N9 e N8. Ao todo, mais de 2.600 doses já foram aplicadas e o objetivo é atender 100% das comunidades da zona rural. Para que o animal receba o imuno contra a raiva é necessário que tenha mais de quatro meses de vida e esteja em boas condições de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Araripina (PE): Em menos de 24h, outro caminhão carregado de cerveja tomba em Pernambuco

A  polícia registrou, em menos de 24h,  mais um acidente de trânsito em Pernambuco envolve…