XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura da Univasf reúne estudantes, pesquisadores e produtores do Brasil e do exterior

Com uma extensa programação voltada para o cultivo e manejo de frutos, teve início ontem (30) o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento acontece no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), e se estende até a próxima sexta-feira (4). O congresso tem como tema “Fruticultura de Precisão: Desafios e Oportunidades”.

O XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura conta com mais de 700 inscritos de todo o Brasil e tem como objetivo promover o intercâmbio entre estudantes, professores, pesquisadores e produtores na divulgação de produções cientificas e técnicas na área fruticultura brasileira. Durante a manhã de hoje, os congressistas participaram de minicursos sobre a produção frutífera, técnicas para o controle de pragas, a otimização de plantas, e como realizar o cultivo de frutos de acordo com cada clima. Durante a tarde serão realizadas mesas redondas, conferências e apresentações de pôsteres.

A solenidade de abertura terá início às 19h. Em seguida, será realizada a Conferência de abertura do congresso sobre o tema “Fruticultura de Precisão: Desafios e Oportunidades”, que será ministrada pelo pesquisador da Embrapa Instrumentação, Luis Henrique Bassoi. A programação do congresso se estenderá até o início da noite de sexta-feira (4), com a realização de diversas atividades, entre as quais, mesas redondas, conferências e visitas técnicas. A entrega do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2019 marcará o encerramento do evento.

Para professor do Colegiado de Engenharia Agronômica Ítalo Lucena, que integra a organização do evento, o Congresso é uma oportunidade para que os produtores encontrem soluções para os problemas enfrentados no setor de fruticultura. Ele destaca a participação de palestrantes internacionais e de outros estados do Brasil. “O congresso foi construído em parceria com o setor produtivo exatamente para atentar para a resolução de problemas que os próprios produtores enfrentam. Então, as tecnologias voltadas para desafios e oportunidades da fruticultura de precisão foram direcionadas para resolver os problemas da produção regional e também para divulgar para o mundo o que está sendo praticado na nossa região na área de fruticultura”, finaliza Lucena.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) recebe Congresso que aborda fortalecimento das gestões em Saúde de 184 cidades de Pernambuco

A cidade de Petrolina está sediando as discussões de saúde nos âmbitos Municipal, Estadual…