Volume útil de 49,14% coloca barragem de Sobradinho em atenção para o período seco até novembro

Na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, e por videoconferência aconteceu a primeira reunião da Sala de Acompanhamento da Operação do Sistema Hídrico do Rio São Francisco. No encontro foi definida a periodicidade mensal. A próxima reunião de acompanhamento ficou marcada para 3 de junho, segunda-feira, quando, além do acompanhamento da operação do sistema, será debatida a perspectiva futura do setor elétrico no Nordeste.

Segundo as condições de operação dos reservatórios do Velho Chico contidas na da Resolução nº 2.081/2017, Três Marias (MG) está na faixa de operação normal, já que o reservatório acumulava um volume útil de 81,67% em 7 de maio. Assim, a vazão média diária mínima liberada é de 150m³/s e a defluência máxima é livre.

No caso de Sobradinho (BA), o volume útil de 49,14% registrado coloca o reservatório na faixa de operação de Atenção para o período seco, que vai de maio a novembro. Com isso, a defluência mínima média diária a ser liberada é de 800m³/s tanto em Sobradinho quanto em Xingó (AL/SE). Já a liberação máxima é limitada pela curva de segurança de Sobradinho e pode ser de até 1.000m³/s.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Espetáculos Sacros serão apresentados nesta quinta (28) e sexta (29); confira os locais

Uma tradição cultural em Petrolina, as apresentações dos espetáculos sacros da Via Crucis …