Vereadores aprovam projeto que cria empresa que irá cuidar do sistema de água e esgoto de Petrolina (PE)

Entre várias discussões na sessão da Câmara desta terça-feira, (24), os vereadores aprovaram a criação da Companhia de Saneamento e Águas do Sertão (SAAS).

“Essa é a nova empresa que estamos criando para poder gerir e cuidar de todo o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto da nossa cidade. Não podemos mais ficar a mercê da Compesa. Já que não conseguimos licitar por entraves burocráticos, resolvemos puxar a responsabilidade para nós mesmos”, afirmou Miguel Coelho, que enviou o projeto à Câmara.

A nova empresa municipal será vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, que irá organizar toda logística e corpo técnico para captar e fornecer água para a população. A SAAS terá autonomia para desenvolver ainda obras para expandir o esgotamento sanitário da cidade, além de criar soluções para a acabar com o despejo clandestino de esgoto no meio ambiente, como ocorre no Rio São Francisco.

O líder da situação, Ronaldo Silva disse que o momento é histórico para a população de Petrolina (PE) e que a Compesa “deixa a desejar”. Quem vota conta esse projeto, é contra o povo da cidade”, disse Silva.

Como parte da bancada de oposição, o vereador Gilmar Santos foi contrário a matéria alegando que não será uma “municipalização” e sim “privatização” da empresa que irá geria os serviços de água e esgoto de Petrolina (PE).

“A Compesa que é uma empresa estadual, ela é pública, essas aventuras privadas sem a participação do povo muito me estranha, fica aqui minha posição contrária a mais essa aventura do prefeito Miguel Coelho”, ressaltou o petista.

“Quando a oposição vem com mentiras e sua forma patética, joga para a plateia, se prevalecendo e não engana ninguém, nunca joguei sujo, isso causa nojo e distanciamento”, disparou a vereadora Maria Elena que entrou na discussão.

O único voto contrário foi do vereador Gilmar Santos (PT).

 

Fechado para comentários

Veja também

Candidatos a prefeitos e vereadores podem fazer ‘vaquinhas virtuais’ a partir desta quarta-feira (15)

Começa nesta quarta-feira (15), o prazo para os partidos políticos que pretendem contar co…