Vazão de 4000 m³/s em Sobradinho e Xingó é mantida até 28 de fevereiro

As defluências médias diárias dos reservatórios de Sobradinho e Xingó permanecerão mantidas no valor de 4.000 m3/s até o dia 28 de fevereiro de 2022. A informação foi divulgada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco após reunião da Sala de Crise da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), realizada na última terça-feira (08).

De acordo com o Comitê, as vazões dos reservatórios de Sobradinho e Xingó foram elevadas gradualmente do patamar de 1.000 m3/s para o patamar de 4.000 m3/s, do período de 12/01 a 24/01. A operação é necessária mediante condição de cheia declarada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em articulação com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), provocada pelas fortes chuvas ocorridas em Minas Gerais.

Em virtude da vazão, o Comitê continua alertando para a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, considerando a possibilidade de elevação da vazão a depender da evolução do quadro de chuvas na bacia. Contamos com o apoio dos Poderes Públicos Municipais para o acompanhamento dessa questão no âmbito de cada município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Maior concurso de quadrilhas do Sertão encerra inscrições esta semana

O prazo para as inscrições do Concurso de Quadrilhas de Petrolina termina nesta sexta-feir…