Vacina Covid-19: Atraso de poucos dias não prejudicará imunidade das pessoas, diz médico

O  representante da Sociedade Brasileira de Imunização no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid19, médico Eduardo Jorge Fonseca, explicou durante coletiva do Governo de Pernambuco, realizada na quinta-feira (29), que o atraso  da aplicação da  segunda dose  da vacina coronavac não  prejudica a eficácia da vacina.

Durante coletiva o médico foi questionado sobre  estudos que estimam a eficácia desses imunizantes quando a segunda aplicação é feita após o limite de 28 dias ou três meses, e neste caso até quando pode ser feita esta segunda dose sem perca de eficácia.

Essa é uma resposta difícil. Os estudos foram feitos com 28 dias, então nós não temos uma segurança total em afirmar isso, entretanto é altamente improvável que o atraso de uma vacina inativada  interfira em sua imunogenicidade. Então a gente está absolutamente resguardado em paralelo com outras vacinas inativadas que esse atraso de poucos dias não haverá prejuízos de imunidade com esse atraso“, afirmou.

Fechado para comentários

Veja também

Lula pode cumprir agenda em Arcoverde (PE) na próxima semana

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá cumprir agenda em Pernam…