Urbanismo e habitação popular na agenda de Raquel Lyra com representantes da arquitetura de Pernambuco

A pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), participou, na terça-feira (14), de reuniões no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) e no Sindicato dos Arquitetos no Estado de Pernambuco (Saepe). A tucana foi a primeira pré-candidata ao Palácio Campo das Princesas a solicitar encontros com representações dos arquitetos e urbanistas em Pernambuco.

Acompanhada da deputada estadual Priscila Krause (Cidadania), Raquel ouviu as considerações de representantes das entidades, sobretudo sobre habitação popular e urbanismo, e pediu a colaboração do CAU-PE e do Sindicato dos Arquitetos para a elaboração de seu programa de governo.

“Acredito que é fundamental repensar nossas cidades, inclusive com uma visão metropolitana e, para isso, precisamos muito das contribuições dos arquitetos e urbanistas. Encontros como esses são fundamentais para escuta e debate. Fiz esse mesmo caminho até chegar à Prefeitura de Caruaru. Precisamos criar bases, ouvindo os nossos saberes, para esse novo momento de Pernambuco. Precisamos liderar esse movimento”, afirmou.

Durante as conversas, Raquel abordou também algumas ações realizadas na Prefeitura de Caruaru, como a construção da Via Parque, a urbanização do Monte Bom Jesus e os investimentos em drenagem na ordem de mais de R$ 30 milhões. “Em Caruaru, em cinco anos, entregamos 4.500 moradias”, acrescentou. “Ao longo dos últimos anos se viu em nosso estado e, particularmente, no Recife, um desmonte das políticas públicas voltadas para habitação. Pernambuco precisa ter uma visão de cidade enquanto um organismo vivo”, reforçou a deputada Priscila Krause.

O presidente do CAU-PE, Rafael Amaral Tenório, destacou a importância dos profissionais de arquitetura e urbanismo participarem dos debates com os mais diversos segmentos da sociedade, em especial, neste momento, com os representantes partidários, contribuindo com suas visões para a melhoria das condições de vida nas cidades, e para criação de novas oportunidades para todos.

“Temos muito a contribuir para o desenvolvimento sustentável das cidades. Fica claro, a cada nova ocorrência que vivemos, a urgência dessas contribuições. Somente com a troca permanente de ideias podemos efetivamente transformar a realidade crítica de nossas cidades”, afirmou Tenório.

Já o presidente do Siape, Henrique Lins, fez questão de destacar a importância da conversa com a pré-candidata. “Foi muito boa a reunião, em que tivemos a oportunidade de discutir muitos assuntos referente às cidades e ao estado de Pernambuco. O sindicato colocou as preocupações de arquitetura e urbanismo, instrumento para que a cidade, o estado e uma região metropolitana funcionem muito bem dentro dos parâmetros urbanísticos necessários para seu funcionamento”, declarou. O presidente estadual do Cidadania, João Freire, também acompanhou a agenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Sargento que atirou em filhos durante briga com esposa é expulso da Polícia Militar de Pernambuco

O terceiro sargento da Polícia Militar de Pernambuco, Moisés Francisco de Lima Carvalho, s…