UPAE/IMIP de Petrolina reforça a importância do Dezembro Laranja

0

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) encerra o ano fazendo um importante alerta à população sobre o Dezembro Laranja – Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que esse ano traz como tema “Se exponha, mas não se queime”.

Para se ter uma ideia, 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem a esse tipo de câncer (segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – Inca), e para o biênio 2018/2019 estima-se que surjam mais de 165 mil novos casos.

Então, é preciso ficar bem atento. A doença acomete mais homens do que mulheres e os seus tipos mais comuns são: Carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular (chamados de câncer não melanoma). Em terceiro, o melanoma, que não é o mais incidente, mas é o mais agressivo e letal.

O fato comum é que todos os tipos de câncer de pele tem como causa principal a exposição excessiva ao sol. Ele aparece como uma mancha ou pinta de cor castanha a escura, como um nódulo avermelhado, da cor da pele e brilhoso, ou ainda como uma ferida nova que não cicatriza e/ou que machuca até mesmo com a passada de uma toalha.

A boa notícia é que, se diagnosticado precocemente, a chance de cura é superior a 90% (de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia – SDS). Normalmente, o tratamento é cirúrgico com a remoção da lesão e uma margem de segurança adequada. Para alguns tipos iniciais e superficiais há outros tratamentos.

Nesse verão, adote recomendações básicas: evite os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilize chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procure locais de sombra e mantenha a hidratação corporal. É necessário ainda usar protetor solar com fator 30 (no mínimo) diariamente, reaplicando a cada duas a três horas ou depois de um período na água.

Na dúvida, procure sempre um médico. E lembre-se: a porta de entrada do paciente no serviço público a de saúde é a atenção básica (posto de saúde).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ex-prefeito de Carnaíba (PE) é alvo de ação civil pública por contratações irregulares em 2014

O Ministério Público de Pernambuco ingressou com uma ação civil pública em desfavor do ex-…