UPAE de Petrolina (PE) é apontada como unidade de referência pela Secretaria Estadual de Saúde

Os encontros são mensais e têm como objetivo monitorar as metas pactuadas em contrato, entre a UPAE e a SES. Normalmente, as apoiadoras observam todo o funcionamento da unidade, incluindo os atendimentos médicos e multiprofissional. “Na verdade, é uma via de mão dupla, nós fiscalizamos, mas também damos o suporte sempre que é preciso”, esclarece Izabella.

Nesta última visita do ano, as apoiadoras foram só elogios à Unidade. “Os serviços mais distantes da SES, em geral, são muito resolutivos, então raramente precisamos interferir em alguma questão de rotina. A unidade de Petrolina é a única do estado a comportar uma UPA 24h [Pronto Atendimento de Urgência e Emergência] e uma UPAE [Atenção Especializada] e a equipe está sempre com tudo muito bem alinhado. Os equipamentos em pleno funcionamento, a manutenção em dia, profissionais preparados e gestores disponíveis. Essa é realmente uma das nossas unidades de excelência”, garante a apoiadora.

O feedback também foi positivo com relação à Covid. “Essa visita também teve como objetivo avaliar como está sendo esse retorno dos atendimentos, até para entender melhor o perfil. Pelo que constatamos, a Unidade rapidamente se estruturou e fez melhor do que na primeira etapa, com relação a estrutura e assistência. Estão todos realmente de parabéns”, considerou.

Fechado para comentários

Veja também

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente,…