Univasf torna-se membro da Iniciativa de Impacto Acadêmico da ONU

0

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) passou a integrar a Iniciativa de Impacto Acadêmico (United Nations Academic Impact – UNAI) da Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne 1,3 mil instituições de educação superior de 130 países. O ingresso da Univasf aconteceu este mês e, como membro da UNAI, a Universidade se responsabiliza a, através da educação, fomentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a promoção e proteção dos direitos humanos, sustentabilidade e combate à fome.

As instituições cadastradas na UNAI assumem o compromisso com a agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, responsabilizando-se a demonstrar apoio, todos os anos, a pelo menos um dos dez princípios propostos pela UNAI, que estão diretamente relacionados à educação. “Daqui por diante teremos que relatar anualmente que estamos atuantes na difusão da educação e na mudança da realidade da região”, explica o assessor de Relações Internacionais da Univasf, Isnaldo Coêlho.

Segundo o assessor, dentre os tópicos apontados pela ONU, muitos já eram atendidos pela Universidade, através de projetos de pesquisa e extensão, da promoção de oportunidades aos jovens do interior do Nordeste, além das ações do Hospital Universitário (HU-Univasf). Com a inserção da instituição na UNAI haverá um maior incentivo para a realização destas atividades. “Isso nos motiva e ao mesmo tempo nos cobra a formalização das ações. É o que nós já fazíamos, mas agora com visibilidade internacional”, afirma.

O cadastro da Univasf no site surgiu a partir de uma ação conjunta de 18 Universidades Federais do Nordeste que, em parceria com a Universidade Soka, do Japão, lançaram, em agosto deste ano, a Rede de Universidades do Nordeste para a Promoção da Tecnologia Social (Rede U.TecSocial). A rede visa promover relações de cooperação para compartilhamento e implantação de tecnologias sociais alinhadas aos ODS das Nações Unidas.

O Impacto Acadêmico é uma inciativa que surgiu em 2010, com a criação de uma rede de estudantes, acadêmicos, cientistas, pesquisadores, grupos de reflexão, instituições de ensino superior, educação continuada e associações educacionais. O trabalho das universidades participantes da UNAI é considerado vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois, de acordo com o portal, servem como incubadoras de novas ideias, invenções e soluções para desafios globais. Para Isnaldo Coêlho, com o cadastro no portal, a Univasf está se unindo a um esforço mundial para mudar a realidade do planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Prefeitura de Juazeiro autoriza funcionamento de feiras livres e mercados a partir desta quarta-feira (1º)

Foi publicado no Diário Oficial do Município no final da tarde desta terça-feira, 31, decr…