Univasf seleciona estudantes para o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico

Com o intuito de integrar os ingressantes dos cursos de graduação em atividades de pesquisa e extensão, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza seleção de estudantes para o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), promovido em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). As 11 vagas disponíveis neste processo seletivo são remanescentes do Edital Nº 2/2020. As inscrições podem ser realizadas até 25 de setembro.

Os estudantes interessados devem se inscrever por meio do Sistema de Inscrições em Processo Seletivo (PS). Os candidatos que não se vincularam a algum projeto do Edital Nº 2/2020 podem realizar uma nova inscrição. Conforme o Edital, para concorrer às 11 vagas os estudantes precisam: ter cursado os três anos do ensino médio em escola pública federal, estadual ou municipal; estar regularmente matriculados em algum curso de graduação da Univasf e cursando, no momento da implementação da bolsa, o 1º período do curso; possuir pelo menos 12 horas semanais disponíveis para as atividades; não ter sido contemplado com bolsa no programa BIA – Facepe anteriormente; estar ingressando pela primeira vez em um curso de graduação.

O programa BIA tem como tema central a “Convivência com o Semiárido” e está estruturado em   seis eixos de atuação. As vagas disponíveis na seleção estão distribuídas da seguinte forma: duas vagas são para Saúde no Semiárido; três para Alimentos no Semiárido; uma para Água e Ambiente; três para Políticas Sociais no Semiárido; uma para Patrimônio Artístico-Cultural e Histórico no Semiárido; uma para Energia no Semiárido. Para cada eixo são determinados os cursos de graduação que podem participar, são eles: todas as Engenharias, Educação Física, Medicina, Psicologia, Antropologia, Ciências Sociais.

No ato da inscrição, os estudantes devem escolher um projeto para participar. A relação de documentos necessários para a inscrição está disponível no edital. Os selecionados receberão uma bolsa no valor mensal de R$400,00. Dessas bolsas, oito serão disponibilizadas pela Facepe e três pela Univasf. Os projetos serão desenvolvidos no período de 2 de outubro de 2020 a 31 de agosto de 2021.

Cronograma:

Inscrição – até 25 de setembro de 2020

Divulgação da relação de alunos inscritos – 29 de setembro de 2020

Recurso à relação de inscritos – 30 de setembro de 2020

Divulgação da alocação dos estudantes nos projetos – a partir de 1º de outubro de 2020

Recurso em relação a alocação dos estudantes – até um dia após a divulgação da alocação dos estudantes nos projetos

Entrega de documentação – até três dias após a divulgação da alocação dos estudantes nos projetos

Início da vigência da bolsa – 2 de outubro de 2020

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Desfile alegórico vai celebrar aniversário de 93 anos de Rajada

O distrito de Rajada já vive a expectativa das comemorações dos seus 93 anos de fundação d…