União Brasileira de Mulheres emite  nota de Apoio e Solidariedade à economista Maria Eduarda Marques de Carvalho

A União Brasileira de Mulheres (UBM), publicou uma nota em apoio à economista Maria Eduarda Marques de Carvalho,  que denunciou seu ex-marido o ex-Secretário de Segurança e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico,  por diversas situações de violência doméstica cometidas contra ela.

“A violência doméstica e sexista contra as mulheres faz parte de uma estrutura de dominação patriarcal que está contida em todos os espaços da sociedade. Nossa luta se apresenta com o objetivo de desmontar essa lógica perversa que está instalada em todo nosso sistema político, econômico e social, que utiliza-se da violência para dominar, desqualificar, castigar, oprimir, silenciar, subjugar e matar a nós mulheres.

Em 2020, uma em cada quatro mulheres acima dos dezesseis anos foi vítima de algum tipo de violência. Isso significa que cerca de dezessete milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual. Os números mostram ainda que 48,8% dessas agressões acontecem dentro de casa e os principais agressores são companheiros, namorados e ex-parceiros (dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2021).

Vimos por meio desta manifestar nosso total apoio à economista Maria Eduarda Marques de Carvalho, que foi a público denunciar diversas situações de violência doméstica cometidas pelo seu ex-marido e REPUDIAMOS o Ex-Secretário de Segurança e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Exigimos o fim da cultura de violência contra as mulheres e de suas mortes anunciadas e o cumprimento efetivo da lei 11.340 (Lei Maria da Penha). O Estado brasileiro através dos organismos competentes tem que atuar na defesa da vida e dos direitos das mulheres de forma incisiva.

Solidariedade a Maria Eduarda e a todas as mulheres que vivenciam este ciclo perverso que perpassa todas as classes sociais, raças, credos e orientação sexual. Exigimos a imediata apuração do ocorrido e a devida responsabilização dos envolvidos nesse crime e em todos os crimes de violência doméstica e sexista. Maria Eduarda não está sozinha! Mexeu com uma, mexeu com todas! Estamos unidas pela efetiva implementação da Lei Maria da Penha e na proteção da integridade, liberdade e autonomia das mulheres.

Estamos juntas com todas as meninas e mulheres em Pernambuco, no Brasil e no mundo!”

 

Fechado para comentários

Veja também

Coluna Literária do Domingo

“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para cor…