Um dia após condenação, Lula se lança como candidato à Presidência

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se colocou nesta quinta-feira como pré-candidato a presidente da República nas eleições de 2018. Lula disse que será um candidato “com problemas jurídicos”, se referindo à condenação a nove anos e meio por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em sentença proferida pelo juiz Sérgio Moro, nessa quarta-feira (12).

Lula se lança candidato um dia depois de ser condenado por Moro. “Acredito que é uma tentativa (condenação) para me tirar do jogo político”, avaliou Lula.

“Se com essa sentença, eles acham que me tiraram do jogo, estou no jogo. Vou reivindicar do meu partido o direito de postular a candidatura à presidência da República”, disse Lula.

O ex-presidente disse também que quem acredita que a sentença dessa quarta-feira decretou o seu fim “está enganado”.

Lula lembrou que a condenação dessa quarta-feira (12) fora prevista em artigo, assinado por ele e publicado no jornal Folha de S. Paulo, em outubro do ano passado, com o título de “por que querem me condenar”. Naquela época, recorda o ex-presidente, ele tinha convicção que seria condenado. “Porque contaram uma mentira tantas vezes contra o Lula, que ficariam desmoralizados se não me condenassem”, justificou.

Papel rasurado

Lula destacou ainda que foi condenado sem provas. “O que eles apresentam como prova, é uma papel que estava rasurado, que poderia até ser eles que fizeram, que não estava assinado e me perguntaram se eu conhecia”, criticou. Em vídeo, durante depoimento ao juiz Sérgio Moro, Lula diz que não conhecia a origem do documento, porque não estava assinado.

O ex-presidente também reiterou o desafio feito em outras oportunidades: “Se alguém nesta país tiver uma prova contra mim, que mostre”.

Lula reclamou ainda o fato de ter que pagar multa de aproximadamente R$ 700 mil à Petrobras, conforme sentença do juiz Sérgio Moro. O ex-presidente disse que poderiam dar a ele o triplex, se referindo ao apartamento no Guarujá, no litoral paulista, pivô de sua condenação. “Para que eu possa vendê-lo e pagar a multa”, justificou.

Democracia

“O estado de direito democrático está sendo jogado na lata de lixo”, disse Lula ao comentar, pela primeira vez em entrevista à imprensa, a sentença do juiz Sergio Moro.

“Eles estão destruindo os fundamentos da democracia no nosso país”, afirmou Lula ao se defender de acusações.

Ato

Em apoio ao ex-presidente, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) convocou ato para o dia 20 nas capitais e cidades do país com mote ‘eleição sem Lula é fraude’.

Fechado para comentários

Veja também

Prefeitura alerta para suspensão da coleta de lixo no feriado de Sexta-feira da Paixão em Petrolina (PE)

Seguindo o cronograma anual de atividades da coleta de lixo domiciliar, nessa sexta-feira …