Uber muda norma e 29 carros saem das categorias Comfort e Black; confira a lista

A Uber alterou algumas regras dos veículos que podem rodar nas categorias Comfort e Black. Ou seja, as modalidades mais caras do aplicativo. De acordo com a empresa, o intuito é melhorar a qualidade do serviço. No entanto, a marca não divulgou os critérios utilizados para definir os modelos. A lista conta com 29 veículos que vão poder rodar apenas na função Uber X, a mais acessível. Aliás, o Jornal do Carro já listou os 15 modelos mais econômicos para motorista de app.

Cabe lembrar que na categoria Comfort, a Uber disponibiliza carros maiores e mais espaçosos. Além disso, é possível personalizar a corrida. Ou seja, escolher temperatura, estação de rádio e se o cliente deseja fazer a viagem em silêncio. Para cumprir os requisitos e entregar uma corrida “premium”, o carro precisa ter, no mínimo, ar-condicionado, quatro portas e cinco lugares a bordo. Por fim, o motorista deve ter uma nota de avaliação mais alta.

Por isso, modelos como Ford Edge, Honda Fit, Chevrolet Blazer, Volkswagen Voyage e Caoa Chery Tiggo 7 e 8 Pro não poderão mais contemplar a modalidade Comfort. Assim, a marca espera “melhorar a experiência dos parceiros e passageiros com as categorias premium”. Além disso, segundo a empresa, o Chevrolet Joy Plus também está fora de questão. No entanto, há uma exceção para o Rio de Janeiro, onde o modelo pode rodar na modalidade mais avançada.

Já o Uber Black é a categoria mais cara do aplicativo. Além de todas as exigências do Comfort, essa modalidade também exige certas cores para o carro, por exemplo. São elas preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco. Nesse caso, os motoristas devem ter mais de 100 corridas na plataforma em diferentes categorias, bem como avaliações altas.

Carros vetados pela Uber
Land Rover: Freelander
Chevrolet: Blazer e Joy Plus (exceto para o Rio de Janeiro)
Honda Fit
Ford: Edge, Fiesta Sedan, Focus, Ka Sedan e Territory
Volkswagen Voyage
Fiat: Bravo, Grand Sina, Siena, Idea e Linea
Citroën: C4 Pallas e C5
Caoa Chery: Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 Pro
JAC: J5, J6 e iEV20
Lifan 530

(Com informações Estadão e Agenda Capital)

Fechado para comentários

Veja também

Brasil teve 47 mil quedas de energia causadas por incêndios em 2023, diz pesquisa

O Brasil registrou, em 2023, 47 mil quedas de energia elétrica provocadas por incêndios e …