Uauá: Câmara instaura CPI para apurar se prefeitura desviou recursos do Fundeb

A Câmara Municipal de Uauá, município da região do Sertão de São Francisco, instaurou nesta quarta-feira (2) uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suspeitas de que a gestão municipal teria desviado em 40% a finalidade dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O desvio teria sido feito para realizar o pagamento de uma empresa de coleta de lixo, contratada por dispensa de licitação no início do ano. Os denunciantes ressaltam o gasto exorbitante com combustíveis para uso de máquinas como tratores, inseridos nas notas da empresa de lixo nos meses de janeiro, fevereiro e março e que não teriam sido utilizados.

Além disso, a prefeitura teria declarado o funcionamento de uma Pá Carregadeira W18 que estaria há quatro anos no estaleiro da garagem. O prefeito foi intimado a comparecer na ocasião e, para garantir o comparecimento das outras testemunhas na CPI, a Câmara solicitou que a Justiça determine a intimação e a possível condução coercitiva de Romilson Alves, Antônio Santos e Melquiades Calixto.

Os três teriam desconsiderado as intimações da Câmara, que teve o pedido aceito pela Justiça e poderá, em caso de desobediência, os conduzir coercitivamente. As testemunhas estão sendo ouvidas para produção de um relatório sobre o caso.

 

Fechado para comentários

Veja também

Eleições 2024: PSB reafirma pré-candidatura de Joseph Bandeira a prefeito de Juazeiro (BA)

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) convocou uma reunião com pré-candidatos a vereador d…