Turno complementar: como transformar a rotina em uma aprendizagem saudável

Na visão de boa parte dos pais, a rotina dos filhos é o que irá dosar as suas vivências nos ambientes escolar e social. Se para alguns proporcionar um turno complementar ao período regular é, no mínimo, exaustivo, para outros pode ser a solução que faltava para levar mais dinamicidade, aprendizado e estímulo ao dia a dia do estudante.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil e do Turno Complementar do Colégio GGE, Joana Ribeiro, a educação vai muito além do que é oferecido no turno regular. “A ideia não é gerar uma carga excessiva de estudos, mas oferecer um suporte pedagógico com leveza, por meio de uma rotina lúdica. A gente conta também com o suporte de pedagogas para concluir todo o ciclo da alfabetização”

O acesso à educação plena e completa aposta também em atividades que promovam o esporte, o desenvolvimento cultural e os projetos de enriquecimento pedagógico. “Antes de optar por essa solução, vale a pena avaliar se o filho está, de fato, com a rotina ociosa e dependente dos seus pais”.

Existe o receio de que, proporcionando uma rotina mais robusta à criança, mais cansada ela fique e não consiga sentir prazer naquilo que está sendo proposto para ela. No entanto, como se oferece uma programação diversificada, a nova rotina é capaz de tirar a criança da ociosidade e, até mesmo, da exposição das telas, por meio dos celulares, da televisão e dos vídeos games.

Como funciona no GGE?

O ensino integral funciona como uma extensão do trabalho pedagógico realizado nas turmas da manhã, complementando, de fato, o turno regular. Tem uma rotina estruturada para o desenvolvimento contínuo do aluno, com atividades pedagógicas, esportivas, alimentação saudável e socialização.

Pode ser escolhido de 1 a 5 vezes por semana, de acordo com a necessidade de cada família. O Turno Complementar do Colégio GGE é sinônimo de acompanhamento e reforço pedagógico para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1.

Fechado para comentários

Veja também

Senado aprova criminalização de posse e porte de qualquer quantidade de droga

O Senado aprovou nesta terça-feira (16), em dois turnos, a proposta que inclui na Constitu…