‘Tomar vacina contra Covid-19 uma vez por ano é melhor que doses de reforço’, diz presidente da Pfizer

O presidente-executivo da Pfizer, Albert Bourla, declarou, que seria preferível uma vacina anual contra a Covid-19 a frequentes doses de reforço no enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Este não será um bom cenário. O que eu espero (é) que tenhamos uma vacina que você terá que fazer uma vez por ano”, disse Bourla, em entrevista ao N12 News, de Israel.

Com o aumento dos casos, alguns países intensificaram as campanhas para as doses de reforço ou diminuíram o intervalo entre as aplicações para tentar conter a disseminação da variante ômicron, altamente contagiosa e predominante na maioria dos países. “ Uma vez por ano, é mais fácil convencer as pessoas a fazê-lo. É mais fácil para as pessoas lembrarem. Então, do ponto de vista da saúde pública, é uma situação ideal. Estamos procurando ver se podemos criar uma vacina que cubra a ômicron e não esqueça as outras variantes. Isso pode ser uma solução”, acrescentou Bourla.

A vacina da Pfizer/BioNtech se mostrou eficaz contra o desenvolvimento de doenças graves e óbitos provocados pela nova cepa, mas menos eficaz na prevenção da transmissão. Bourla disse ainda que a farmacêutica está pronta para solicitar a aprovação de uma vacina adaptada para combater a ômicron. Caso seja aprovada, a ideia é produzi-la em grande escala até março deste ano.

Fechado para comentários

Veja também

Médicos alertam para ‘assustador’ crescimento do câncer colorretal em pessoas de até 50 anos 

Médicos do mundo inteiro estão preocupados com o crescente número de casos de câncer color…