Todos terão acesso gratuito à vacina, diz FBC sobre plano de imunização contra Covid-19

Todos os brasileiros terão acesso gratuito à vacina contra a Covid-19 que será disponibilizada pela Anvisa, por licença emergencial ou registro definitivo, independentemente do fabricante, afirmou nesta quarta-feira (16) o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro autorizou, em cerimônia no Palácio do Planalto, a edição de uma medida provisória para liberar R$ 20 bilhões para o Plano Nacional de Imunização, que deve começar em fevereiro de 2021.

“É uma medida importante para que a gente possa passar o Natal com mais confiança, despolitizando essa questão da vacina, e o SUS está pronto para fazer o que sempre fez em outras campanhas de vacinação com grande aceitação: levar proteção e salvar vidas de norte a sul do Brasil”, disse Fernando Bezerra durante sessão no plenário do Senado.

Fernando Bezerra prestou homenagem às vítimas da Covid-19 e destacou o trabalho dos profissionais de saúde e do Sistema Único de Saúde. “O SUS está à altura do enfrentamento da pandemia”, ressaltou.

Ele também comentou o desempenho da economia brasileira em 2020 e as projeções de crescimento para o ano que vem. Para o líder, contrariando as “vozes do pessimismo”, as medidas de enfrentamento da pandemia do coronavírus adotadas pelo governo brasileiro tiveram resultados notáveis.

“Se recuperarmos as manchetes dos jornais do início dessa crise, ecoavam as vozes do pessimismo, de que o Brasil chegaria ao final deste ano com uma retração econômica em torno de 10% do PIB. Se falava em mais de 25 milhões de desempregos formais e do colapso total dos estados e municípios”, lembrou. “Hoje, constatamos que todos os indicadores apontam não para uma retração de 10%, mas de 4%. Da América Latina, o Brasil é o país que melhor enfrentou a crise do coronavírus. Temos que nos orgulhar das muitas medidas que foram tomadas.”

Para 2021, Fernando Bezerra ressaltou a previsão de crescimento de 3% do PIB brasileiro. “Temos muitos desafios para o ano de 2021, mas com otimismo. Todos os institutos e o mercado já anteveem um crescimento em mais de 3%. Tivemos nos últimos quatro meses a recuperação de mais de 1 milhão de empregos com carteira assinada. E temos esperança que o crescimento econômico e a volta do emprego possam trazer paz e tranquilidade”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Fiscais de postura fiscalizam denúncias de som alto em estabelecimentos

Após receber diversas denúncias por uso excessivo de aparelhos de sons na Rua Dom Vital, n…