TJPE é finalista do Prêmio Inovação – Judiciário Exponencial pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal de Justiça de Pernambuco é um dos finalistas no Prêmio Inovação – Judiciário Exponencial, que visa reconhecer e incentivar a inovação tecnológica e de gestão na Justiça e também as soluções criadas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Nesta edição de 2021, o coordenador do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (IDEIAS TJPE), juiz de Direito José Faustino Macedo de Souza Ferreira, é um dos três finalistas na categoria Liderança Exponencial – Tribunal Estadual.

Em 2020, o TJPE conquistou o 3º lugar do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial – categoria Institucional com as ferramentas Elis, TJPE Atende e com o próprio IDEIAS TJPE.

O juiz José Faustino foi indicado com mais dois representantes da Justiça Estadual: a desembargadora Denise de Souza Luiz Francoski, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto.

O anúncio dos finalistas ocorreu no dia 29 de setembro, por meio de videoconferência transmitida pelo YouTube (https://youtu.be/bBjXJuBKv8k), destacando iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade em seis categorias: i) Inovação Tecnológica, ii) Inovação na Gestão, iii) Enfrentamento da Crise, iv) Laboratórios de Inovação, v) Liderança Exponencial, e vi) Executivo de TI Inovador.

 

“Ser finalista pelo segundo ano consecutivo já é um prêmio para o TJPE, para Esmape e especialmente para o recém criado IDEIAS. Uma oportunidade para agradecer a todos que acreditaram nesse projeto e instalaram o Instituto. Também é um reconhecimento ao trabalho coletivo feito por todos os nossos magistrados e servidores, que colaboram conosco, e acreditam no poder da inovação para transformar a Justiça e impactar vidas”, declara o juiz José Faustino Macedo de Souza Ferreira.

O IDEIAS TJPE é um projeto desenvolvido pelo Tribunal em parceria com a Escola Judicial (Esmape), para propiciar a gestão do conhecimento e da inovação, com a participação dos atores internos, parceiros e usuários da justiça, por meio da aplicação de técnicas e processos de gerenciamento, pesquisa e ensino. A concepção do Instituto foi inspirada em programas como o Agência de Inovação Reino Unido; o MIT Media Lab, do Laboratório do Massachusetts Institute of Technology – EUA; e o iJuspLab, do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo.

Votação – A definição do vencedores em diversas categorias será por voto do público inscrito na 5ª Edição do EXPOJUD até o dia 03/10/2021, às 23h59. O evento é online, gratuito, e acontece de 5 a 7 de outubro. A inscrição no 5ª Edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça pode ser realizada em através deste link: https://www.expojud.com/ingressos. Durante a programação, especialistas abordarão novas técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas às instituições de Justiça e como é possível transformar hábitos e rotinas. Dentre eles, estão Conrado Schlochauer, Dora Kaufman, Gil Giardelli e Tiago Mattos. As palestras acontecerão sempre das 8h30 às 18h.

O Prêmio de Inovação (https://www.expojud.com/premioinovacaoje) é uma iniciativa do Judiciário Exponencial e conta com apoio da FIA. Seu Comitê Julgador tem representantes do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC), da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Procuradoria-Geral Federal (PGF)/ Advocacia-Geral da União (AGU). (TJPE)

Fechado para comentários

Veja também

MST interdita BR-428 em Petrolina (PE) e Santa Maria da Boa Vista (PE) nessa sexta-feira (19)

Estão ocorrendo protestos do MST na BR-428, no Km 148, em Petrolina (PE), e no Km 91, em S…