Teste da linguinha: diagnóstico precoce identifica e trata limitações da língua

Os cuidados com a saúde ainda na primeira infância ajudam a prevenir e até mesmo a tratar problemas que podem se tornar mais sérios na vida adulta. Em Petrolina, a Secretaria de Saúde disponibiliza diversos atendimentos, a exemplo do Teste da Linguinha, exame que é realizado no bebê recém-nascido e pelo qual se pode diagnosticar a anquiloglossia, uma anomalia que limita os movimentos da língua.

Os profissionais de Saúde Bucal do município realizam esse teste no Centro de Referência da Mulher, caso seja identificada alguma alteração durante o exame a mãe é orientada a levar a criança para avaliação pelo odontopediatra do Centro de Especialidades Odontológicos (CEO). O recomendado é que o bebê tenha até 30 dias de vida. Lá, o profissional identifica se será preciso procedimento cirúrgico para reestabelecer os movimentos normais da língua.

“A avaliação do frênulo lingual pelo dentista é muito importante para um diagnóstico precoce da anquiloglossia, e consequentemente realizar o procedimento cirúrgico que corrigirá a anomalia. Nossos profissionais são bem qualificados e reforçamos que as mamães podem levar suas crianças com até 30 dias de vida para atendimento com a equipe de saúde bucal no Centro de Referência da Mulher. Como sempre ressaltamos, a prevenção ainda é o melhor caminho”, afirmou a diretora de Saúde Bucal, Roberta Teixeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Homem é atacado por bode no bairro Quati II e sofre corte profundo na mão

Um homem sofreu um corte profundo na mão depois de ser atacado por um bode no bairro Quati…