Temporal castiga Salgueiro (PE) e deixa estádio alagado; chuva deve continuar

A cidade de Salgueiro (PE), foi castigada por fortes chuvas entre a noite dessa quinta-feira (10) e a madrugada desta sexta-feira (11). O temporal atingiu principalmente a área central do município.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), foi registrado um acumulado de 55 milímetros de chuva – o índice é considerado forte, já que ocorreu em um curto intervalo de tempo.

Não há, até o momento, relatos de vítimas. Os moradores contabilizam os estragos e tentam reaver os prejuízos causados pelo temporal. Parte do comércio não pôde abrir.

Segundo informações da Asa Branca FM, o riacho Salgueiro transbordou. Na manhã desta sexta, a chuva deu uma trégua, mas a água não escoou completamente.

O gramado do Estádio Cornélio de Barros, onde o Salgueiro Atlético Clube manda suas partidas, ficou completamente alagado, bem como diversas regiões da cidade.

“O estádio do Salgueiro é no centro da cidade, é uma área baixa. As águas vieram da rua e entraram no estádio, mas já foi drenado, dentro de uma ou duas horas não haverá mais água no gramado. Se tivesse jogo domingo, o estádio estaria pronto”, disse à Folha de Pernambuco o presidente do Salgueiro, José Guilherme.

Imagens compartilhadas pelo presidente mostram o gramado ainda encharcado por volta das 10h30, mas com um nível de água muito menor que o registado no início da manhã.

A próxima partida da equipe em casa será apenas em 23 de fevereiro contra o Santos, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Equipes da Prefeitura de Salgueiro se deslocaram nas primeiras horas da manhã desta sexta para analisar a situação e trabalhar na desobstrução das vias da cidade.

“O trabalho está sendo feito visando o escoamento da água o mais breve possível para minimizar os impactos trazidos pela chuva e evitar maiores transtornos à população”, escreveu o prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Sá, em publicação em rede social.

Mais cedo, na quinta-feira, a cidade de Carnaíba, na mesma região onde fica Salgueiro, registrou chuva, ventos e granizo. Segundo o blog de Nill Júnior, houve danos a um posto de gasolina, a uma escola e a vários imóveis.

Chuvas devem continuar ao longo do fim de semana

O meteorologista da Apac Roni Guedes explica que a região do Sertão Central, onde fica Salgueiro, está sob a incidência de um sistema convectivo, que geralmente se desenvolve durante a madrugada.

“Houve precipitação significativa em alguns municípios. O sistema se desenvolve durante a madrugada devido ao calor que está na região e sem chover há algum tempo. É de madrugada porque a região está mais aquecida e o é o horário que tem mais umidade”, detalha Roni.

A expectativa, acrescenta o meteorologista, é de que a região tenha chuvas de moderadas a fortes nas duas próximas madrugadas, de sábado e de domingo. “Nossa previsão é que a região continue favorável à ocorrência desse sistema”, completa. As nuvens desse sistema têm topo alto e propiciam a ocorrência de raios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrobras faz novo alerta ao governo sobre risco de faltar diesel

A Petrobras já vinha alertando a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Ministro das Minas…