Temperaturas baixas estão com os dias contados e o clima deverá esquentar na região do Vale do São Francisco

tempo

Durante meses acostumados com os termômetros acima dos 30º C na região do Vale do São Francisco, a população está enfrentando temperaturas mais baixas que tiveram início no mês de maio.

O inverno este ano está mais intenso na região, em algumas noites a sensação térmica tem chegado aos 14º C. Isso porque os ventos estão mais intensos e interfere na sensação térmica.

De acordo com o meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Mário Miranda, o que vem acontecendo nesse período é considerado normal na região. “Não temos um inverno rigoroso aqui no Sertão. É uma característica da região ser quente, mas como no ano passado não tivemos tantos dias frios em sequência, temos a impressão de que este ano está mais intenso”, explicou.

O fato ocorre também porque a incidência dos raios solares é menor nessa época e terra fica mais afastada do sol, o que interfere nas temperaturas. “Como estamos presenciando dias com muitas nuvens no céu, isso impede que a radiação chegue à superfície, o que nos dá a sensação de mais frio”, esclareceu Mário Miranda.

Mas as temperaturas baixas registradas nos últimos meses podem está com os dias contados. O clima na região deverá esquentar a partir da segunda quinzena de agosto registrando com mais força a incidência de calor no período da manhã. As noites, por enquanto deverão permanecer frias e com ventos, mas é algo que será temporário até o início de setembro.

Já as chuvas são esperadas para cair na região a partir da segunda quinzena de outubro.

Fechado para comentários

Veja também

Pernambuco e Bahia seguem com Operação Vale do São Francisco até domingo (19)

Mais de 400 agentes de segurança atuam em bairros que fazem divisa entre os estados de Per…