Temer articula para não perder PSDB

Com a ameaça do PSDB de romper com o governo federal, o presidente Michel Temer (PMDB) pode perder seu principal fiador. Há um grupo de parlamentares tucanos debatendo internamente a ideia de deixar o governo, às vésperas do julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reinicia na próxima terça-feira (06). Diante disso, Temer busca aliados tucanos para evitar desembarque.

Segundo a Folha de S.Paulo, o peemedebista deve se reunir, neste final de semana, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para tentar evitar um desembarque do partido. Apesar de defender as reformas propostas por Temer, Alckmin já sugeriu os nomes do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e do presidente nacional do PSDB e senador Tasso Jereissati (CE) no caso de eleições indiretas.

Temer, inclusive, se reuniu, na última segunda-feira (29), com o FHC e Jereissati, em São Paulo.
O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) afirmou que há um conjunto amplo de deputados discutindo a idéia de deixar o governo. “O momento exige que o PSDB busque o caminho para recuperar o prestígio junto à opinião pública, entregue os ministérios e dê apoio às pautas que julgar de interesse do País”, disse.

Entretanto, os ministros tucanos têm se posicionado publicamente pela permanência do partido na gestão peemedebista. Apesar de ter ensaiado semanas atrás deixar o ministério das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), segue na pasta. Nesta sexta-feira (02), o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB-SP), declarou que o PSDB não deixaria o governo.

Visando 2018, a base do PSDB quer se descolar do governo Temer diante da crise política para evitar mais desgaste para a imagem do partido, após o escândalo envolvendo o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que presidia a legenda até o episódio.

*Com agência

Fechado para comentários

Veja também

Eleições 2024: PDT oficializa apoio a Simão Durando em Petrolina-PE

Uma reunião na sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no Recife, oficializou o apo…