Telemedicina auxilia diagnóstico precoce de doenças cardiológicas na UPAE em Petrolina

upae

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE), de Petrolina (PE), utiliza o sistema de Telemedicina para antecipar diagnóstico de pacientes com suspeitas de doenças do coração. Esta moderna tecnologia é uma ferramenta médica de assistência à distancia realizado ainda pelos enfermeiros no pré-atendimento aos usuários da Emergência 24hs da instituição.

Segundo a coordenadora de enfermagem da UPA, Grazziela Franklin, existem alguns critérios para utilização do método. “Temos um público-alvo que geralmente são pacientes com sintomas como, por exemplo, de pressão alta, dor no peito, se já fez alguma cirurgia no coração anteriormente ou possui algum histórico na família de infarto”, pontua.

“Todos os critérios ficam listados e disponíveis na sala de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) da UPA. Em caso de enquadramento, este paciente é direcionado para a Telemedicina”, ressalta Grazziela Franklin. A Telemedicina utiliza-se de um aparelho que realiza um exame de eletrocardiograma conectado a um computador. “Este computador envia as informações para uma central onde possui médicos especializados que leem e interpretam o exame. O diagnóstico é disponibilizado em 10 minutos”, explica a coordenadora.

O coordenador Médico da UPA, Etiel Tavares Lins também ressalta a importância desse recurso. “A telemedicina é uma ferramenta de grande importância para a emergência de qualquer unidade de saúde, pois permite o diagnóstico imediato de situações graves e com isso uma intervenção precoce. Faz com que se diminua o tempo entre o inicio dos sintomas de um infarto e o tratamento efetivo”, finaliza.

Fechado para comentários

Veja também

Iluminação da BR-428 é restabelecida após ação de vandalismo em Petrolina (PE)

Cerca de uma semana depois da ação criminosa registrada na BR-428, no trecho de acesso ao …