Suposto caso suspeito de coronavírus em Juazeiro (BA) cria alarde e não aparece na lista da Secretaria Estadual de Saúde: “se empolgaram demais”, dispara leitor

Um suposto caso suspeito de coronavírus com uma mulher de 45 anos, que mora em Petrolina, mas que trabalha como profissional da em Juazeiro (BA) acabou intrigando vários leitores do Blog. O motivo é que o município baiano não aparece na lista das cidades com casos suspeitos de Covid-19.

A mulher apresentou uma síndrome gripal no dia 06 de março e levantou suspeitas, mas a mesma não apresentou febre apesar de ter feito uma viagem para a Europa e passa bem.

“Se empolgaram demais e agora o tiro saiu pela culatra, agora as pessoas estão apavoradas e não adianta mudar essa realidade”, disparou um leitor do Blog.

A Bahia registrou 164 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus), de janeiro até as 17h desta terça-feira (10). A informação foi divulgada através de uma nota conjunta da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu com Juazeiro (BA).

Dois casos do coronavírus na Bahia já foram confirmados pela Sesab. O primeiro foi uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 Km de Salvador, que retornou da Itália em 25 de fevereiro. O segundo foi uma mulher de 42 anos, trabalhadora doméstica, que teve contato domiciliar com a primeira paciente do estado, quando ainda estava sintomática.

Ainda dentre os 164, 106 foram descartados laboratorialmente ou por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde e 56 aguardam análise laboratorial e pode ser que o quadro divulgado da mulher suspeita não seja comprovado como se ela estivesse com a doença.

Os municípios notificantes foram Araci, Boquira, Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Paripiranga, Pojuca, Porto Seguro, Riacho de Santana, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Antônio de Jesus, São Félix do Coribe, Teixeira de Freitas, Tucano, Vera Cruz e Vitória da Conquista. Como se percebe, Juazeiro não aparece nesse relação.

De acordo com a Sesab, os números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.

Fechado para comentários

Veja também

Quarto novas mortes por dengue são confirmadas na Bahia nesta terça-feira (2), uma foi em Juazeiro (BA)

NOTA: O Conselho Tutelar informa que o caso noticiado pela imprensa nesta segunda-feira (1…