Sobe para nove o número de mortes em terremoto em Taiwan, o mais forte em 25 anos

Um terremoto potente com magnitude superior a 7 graus deixou pelo menos nove mortos e centenas de feridos em Taiwan, provocou danos em vários edifícios e gerou alertas de tsunami na costa leste da Ásia. Os informes foram suspensos após algumas horas de tensão na região.

As autoridades taiwanesas afirmaram que o terremoto e os tremores secundários foram os mais intensos na ilha em 25 anos. Também alertaram que outros sismos podem acontecer nos próximos dias.

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a força do abalo. Num deles, gravado em Taipei, a água da piscina de uma cobertura de prédio se despeja edifício abaixo.

Sete mortes aconteceram no condado de Hualien, o ponto mais próximo ao epicentro do terremoto. Na manhã desta quinta-feira, as autoridades confirmaram outras duas mortes. O Corpo de Bombeiros informou que 736 pessoas ficaram feridas, sem especificar a gravidade.

“Tudo tremeu de maneira violenta. Os quadros na parede, a televisão e o armário de bebidas caíram”, declarou um morador da cidade Hualien ao canal local SET TV.

Dois edifícios desabaram na cidade da costa leste de Taiwan, segundo os bombeiros, que temem a presença de moradores nos escombros.

Um armazém também desabou em New Taipei City, ao norte, mas a prefeitura anunciou que 50 pessoas foram retiradas com vida dos escombros.

“O mais forte em 25 anos”

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto desta quarta-feira atingiu 7,4 graus de magnitude e aconteceu pouco antes das 8H00 locais (21H00 de Brasília, terça-feira). A Agência Meteorológica de Taiwan calculou um fenômeno de 7,2 graus, enquanto a Agência Meteorológica do Japão anunciou 7,5.

Fechado para comentários

Veja também

Simão Durando anuncia projeto de pavimentação em 16 bairros de Petrolina (PE); veja se o seu está na lista

O prefeito Simão Durando anunciou nessa terça-feira, (23) durante participação no Programa…