Sobe para 20 toneladas o total de óleo recolhido no litoral de Pernambuco

A força-tarefa montada pelo Governo do Estado e órgãos ambientais recolheu, até 12h desta sexta-feira (18), pelo menos 20 toneladas de óleo do litoral de Pernambuco, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O material, que começou a aparecer no litoral do Nordeste em setembro, voltou a ser encontrado no Estado nessa quinta-feira (17).

As manchas surgiram a cerca de 1,8 quilômetro da areia nas praias de Carneiros, Tamandaré, São José da Coroa Grande e Rio Formoso, todas no Litoral Sul. Equipes fazem limpeza e contenção do óleo, para tentar evitar que o material chegue a outras praias, como Porto de Galinhas e Maracaípe.

A remoção é feita com barreiras de contenção, com uma espécie de toalha de papel absorvente, e de forma mecânica, com pás e tratores. As ações desta sexta-feira (18) foram prejudicadas por causa do mau tempo no Litoral do Estado. Apenas um sobrevoo foi feito no início da manhã e os trabalhos agora se concentram em embarcações para proteger os estuários dos rios.

Todo o material recolhido das águas é direcionado para uma empresa de reciclagem ou aterro industrial. A análise do óleo é de responsabilidade da Marinha do Brasil.

Fechado para comentários

Veja também

Católicos e ortodoxos podem reunificar a data da Páscoa e torná-la “fixa” em 2025; entenda

Entra ano, sai ano e fica a pergunta: quando caem os feriados móveis de carnaval, Páscoa e…