Só 11% dos consumidores brasileiros podem pagar contas de janeiro

Depois de passadas as festas de final do ano, o brasileiro começa a receber as contas para os pagamentos do início do ano. IPTU, IPVA, matrícula, mensalidade e material escolares, entre outros itens da lista. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que apenas 11% dos consumidores brasileiros têm condições de pagar as despesas sazonais, como as citadas anteriormente, com os próprios rendimentos, sem que seja necessário fazer um parcelamento, um empréstimo ou cortar gastos ao longo do ano.

Ainda de acordo com a pesquisa, 22% dos entrevistados não fizeram qualquer planejamento para pagar esses compromissos. Pelo levantamento, para 2020, a maior parte (26%) dos entrevistados precisou economizar nas festas e com as compras de Natal para conseguir pagar as despesas de início de ano.

Segundo o planejador financeiro Paulo Marostica, esse período pode se tornar uma bola de neve. “É um período em que as pessoas tendem a gastar mais. Quando não define um orçamento financeiro, a pessoa acaba sendo levada, em manada, a consumir sem um planejamento. Isso ultrapassa um limite e as pessoas não têm controle, principalmente em um país onde os juros são absurdos”, analisou Marostica.

Fechado para comentários

Veja também

Inédito: Papa lava exclusivamente pés de 12 mulheres em presídio

O papa Francisco, sensível ao universo carcerário, lavou os pés de 12 mulheres detidas em …