Sistema do Riacho da Vitória rompeu e causou contaminação da água em Petrolina

11

barragem1

Responsável em 2007 quando governou Petrolina, no sertão do estado, de realizar uma intervenção no sistema de captação de água do riacho Vitória que acabou com a água ficando salobra na cidade após as chuvas que atingiam o município, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Odacy Amorim, do PT, lamentou o problema ter voltado agora após as chuvas da última semana. O parlamentar frisa que vai pedir explicações à Compesa – Companhia Pernambucana de Saneamento – responsável pela administração e manutenção do sistema de água e esgoto em Petrolina, pelo problema voltar ao município.

Segundo informações, foi confirmado o rompimento do sistema e a causa teria sido a falta de manutenção por parte da Compesa.

De acordo com Odacy Amorim, a obra do Sistema do Riacho idealizada entre 2008 e 2009 custou cerca de R$ 700 mil, no período em que foi prefeito.

barragem2Odacy também vai em busca de uma resposta da Agência Reguladora do Município de Petrolina – Armupe – que tem como finalidade, fiscalizar entre outros serviços, a atuação da empresa que opera o sistema de abastecimento d’água e a qualidade dessa água que vem sendo oferecida à população. Odacy quer saber se houve desatenção da Armupe na cobrança pela limpeza e manutenção da área de captação o riacho Vitória.

“Realizamos a ação há quase 10 anos e esse sistema teria que passar por manutenção constante. A Armupe foi o órgão criado para acompanhar a atuação da Compesa e seus serviços prestados aos petrolinenses. Vamos em busca de uma resposta para o problema ter voltado e pedir providências urgentes à Compesa”, informou Odacy.

O deputado agendou para esta manhã de segunda-feira, 25, um encontro com o gerente regional da Compesa, João Raphael, para discutir o problema. “Vamos à captação do riacho Vitória e ver de perto o que aconteceu. Vamos em busca de uma solução”, contemporizou o deputado.

11 Comentários

  1. Luiz Carlos

    25 de janeiro de 2016 em 13:24

    SEGUNDO DR JOÃO RAPHAEL ESTE PROBLEMA FOI CAUSADO PORQUE UM PROPRIETÁRIO DE UMA ÁREA A MONTANTE DA ETA OBSTRUIU O LEITO DO RIACHO VITÓRIA O QUE VEIO A CAUSAR ESTE PROBLEMA.

    Responder

  2. vania

    25 de janeiro de 2016 em 15:24

    Tudo isso que está acontecendo é uma grande falta de respeito com as pessoas

    Responder

  3. Espedito Junior

    25 de janeiro de 2016 em 17:50

    Agora a população recebe água contaminada e ainda vai ter que pagar a conta. É um absurdo!

    Responder

  4. Antonio

    25 de janeiro de 2016 em 20:48

    E a solução do problema? Todas essas explicações e bla, bla, bla… de nada adiantam! Já estamos fartos de tudo isso! Enquanto ocorre todo esse “palavreado”, toda a população, principalmente aqueles que não têm condições financeiras para comprar água mineral, consomem essa água salobra. Cadê o respeito?!

    Responder

  5. neta

    25 de janeiro de 2016 em 22:38

    cadê a ARMUP não fiscalizou porquê? não é paga pra isso?é que como a maioria desses funcionários públicos eles fingem que trabalham. Se houvesse fiscalização séria em todas as áreas tudo seria 70% melhor.

    Responder

  6. Alice

    25 de janeiro de 2016 em 23:50

    Contaminada com o que exatamente? Quais os componentes dessa água contaminada?

    Responder

    • Alan

      27 de janeiro de 2016 em 19:16

      Iodeto de potássio Alice, sal, o máximo que pode acontecer é você não conseguir matar a sede com pouca água. kkkk

      Responder

  7. falapetrolina

    26 de janeiro de 2016 em 00:04

    Salobra e fedorenta!!! Uma vergonha. Petrolina mais parece mesmo uma terra sem lei, cada uma aqui faz o que quer e bem entende, a começar pelo órgãos de controle que não controlam nada, outro exemplo bem claro é a fuligem da Agrovale. Alguém tomou alguma providência até hoje?? Não! Aqui tudo pode! Agora esse problema com a água, uma falta com a população, já não bastasse todos outros problemas de infraestrutura ocasionados pelo chuva ainda temos que suportar mais essa. Haja dinheiro para água mineral!

    Responder

  8. Adilson Aguiar

    26 de janeiro de 2016 em 18:45

    Quem foi Petrolina? É uma vergonha o quê vemos hoje na cidade, todo dia esgotos de rejeitos escoam nas ruas, moro na Areia Branca que hoje mais parece um esgoto a céu aberto, agora mais essa água contaminada nas torneiras, mas para os políticos locais isso não é nada eles no mínimo devem tomar até banho com água mineral. Vamos da uma resposta pra esses políticos do PT ou de qualquer outro partido nessas próximas eleições.. não vejo hoje em Petrolina um político quê conheço aqui quê tenha capacidade de governar a cidade, só pensam neles próprios, são uma vergonha para a população esses políticos.

    Responder

  9. Marcia

    26 de janeiro de 2016 em 18:55

    Como assim contaminada???? Contaminada porque está salobra ou salobra porque está contaminada? Contaminada com o quê? Que nível de contaminação? O que esta contaminação pode causar nas pessoas?
    Acho que reportagem poderia ter sido mais clara e não ficar promovendo o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Odacy Amorim.

    Responder

  10. Néo

    27 de janeiro de 2016 em 00:41

    O que vemos aqui em Petrolina, é só um pouquinho do que existe em outras cidades. Mais com tantos Políticos eleitos da cidade eu gostaria que Petrolina fosse uma cidade de primeiro mundo, se cada um deles quisesse se unir pra trabalhar pela cidade e municípios.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Carro roubado em Natal (RN), é recuperado na Ponte Presidente Dutra, em Petrolina (PE)

Na quarta-feira (25), um motorista, de 62 anos de idade, foi detido na Ponte Presidente Du…