Simepe entra com ação para proteger médicos do grupo de risco durante enfrentamento à Covid-19

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE), entrou com ação judicial para proteger os profissionais idosos ou com comorbidades. A entidade pede que os médicos realizem atividades exclusivamente sem contato direto com pacientes que já foram diagnosticados ou são suspeitos da doença.

O grupo de risco é composto por pessoas que são imunossuprimidos, ou portadoras de doenças crônicas que levem a uma evolução desfavorável, caso infectado pela doença. No pedido protocolado à justiça nesta quarta-feira (25), também estavam incluídas as gestantes.

A ação tem por base as recomendações das organizações internacionais de saúde, a recomendação das entidades médicas de Pernambuco e a Portaria No 428, de 19 de março de 2020 do Ministério da Saúde (MS), dentre outras normativas.

O advogado da Defensoria Médica do Simepe (DFM), Ricardo Santos, enfatiza que “aquilo que está em jogo é direito do Estado em exigir a prestação de serviço médico X o direito protestativo do médico em salvaguardar a sua vida, de modo a justificar ou não o afastamento do premente perigo. Nesta ponderação deve prevalecer o direito à vida”, defende. (DP).

Fechado para comentários

Veja também

Prefeito Simão Durando acompanha mais de mil alunos de escolas públicas em torneio internacional de beach tennis em Petrolina (PE)

Além de projetar Petrolina no cenário internacional dos esportes, a parceria da prefeitura…