Setranvasf faz retrospectiva sobre mobilidade e anuncia melhorias no transporte coletivo

3

bilhete-integrado

“Um ano de muitas mudanças positivas no trânsito e no transporte coletivo”. Assim foi classificado 2015 pelos representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Vale do São Francisco – Setranvasf, que divulgaram melhorias e novidades para o próximo ano. Uma delas, como conta a gestora do órgão, Josiclea Rodrigues, é que todos os veículos terão uma nova identidade visual, com cores e a marca padronizada MobiPetrolina, que irá facilitar a visualização por parte dos usuários. Esse plano não se restringe aos ônibus, mas também a táxis e mototáxis que estão sob a gestão da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo – EPTTC.

Outa novidade acontece já em março: será possível recarregar o cartão BIP (Bilhete Integrado de Passageiros) pelo aplicativo Cittamobi. O aplicativo foi criado em setembro e mostra informação em tempo real sobre os horários dos ônibus, permitindo que o passageiro possa se programar em seus deslocamentos. Petrolina foi a 16ª cidade brasileira a contar com o aplicativo, que é gratuito e foi custeado pelas empresas de ônibus. Em outubro, foi liberada uma nova versão que permite aos usuários colaborar diretamente com a fiscalização do serviço, fazendo denúncias e avaliando itens como limpeza, lotação e segurança da viagem. No último mês de novembro, foi lançado o Cittamobi Acessibilidade, voltado para pessoas com deficiência visual.

Para incentivar o uso do BIP, o Setranvasf oferece um desconto de R$ 0,10 por viagem nos dias úteis e sábados. Já aos domingos, é possível fazer uso da Tarifa Lazer de R$ 1,50. Nem todos sabem, mas Petrolina foi a primeira cidade de Pernambuco a implantar a biometria para passageiros com direito a gratuidade. Essa tecnologia evita fraudes que poderiam onerar as passagens dos usuários pagantes. Ele salienta que nos últimos dois anos, mais de 60% da frota foi renovada. Apenas em 2015, foram 27 novos veículos, todos eles equipados com elevadores para cadeirantes. Hoje, são 42 ônibus que garantem a acessibilidade de portadores de deficiência, enquanto que em 2013, eram somente três veículos.

Toda a frota de ônibus de Petrolina passou a ser abastecida com o diesel S-10, um combustível mais caro, mas que diminui em até 98% as emissões de óxido de nitrogênio, por exemplo. Os ônibus são 100% monitorados por GPS e todas as viagens são fiscalizadas eletronicamente, o que fez os atrasos nos horários caírem de 26% (em junho) para 18% (novembro). A meta, segundo Josiclea, é aumentar a pontualidade para um índice próximo de 100%

Outro ganho para o usuário foi a implantação da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Guararapes, que permitiu um ganho de aproximadamente 20% no tempo gasto pelos coletivos para percorrer o trecho em que foi implantada. Josiclea explica que como o trecho da faixa exclusiva ainda é pequeno, o impacto sobre o tempo total das viagens ainda não foi suficiente para melhorar o desempenho da maioria das linhas da cidade. Para aumentar a eficiência da faixa está prevista uma mudança na circulação de algumas linhas, a partir da implantação de uma conversão à esquerda entre a Avenida Monsenhor Ângelo e Tancredo Neves – essa mudança irá, também, desafogar o trânsito na Rua Joaquim Nabuco.

Todas essas ações fazem parte de um Plano de Mobilidade que foi traçado para Petrolina por vários representantes do sistema. Ele prevê a reestruturação total da rede de transporte com a implantação de um sistema integrado e linhas interbairros, que resultará num acréscimo de mais de 500 viagens por dia (hoje são realizadas aproximadamente setecentas). Haverá a abertura de novas vias e pavimentação das existentes, melhoria da circulação na área central, além da resolução de vários problemas de circulação. A aprovação do Plano de Mobilidade deve viabilizar, em seguida, a realização do processo licitatório para a concessão das linhas de ônibus.

3 Comentários

  1. retrospectiva 1 ano

    13 de janeiro de 2016 em 14:18

    Nossa muito bom os modelo de retrospectiva estou a procura de uma empresa que faça para meu filho.. obrigada pela dica

    Responder

  2. Ricardo Guerreiro

    13 de fevereiro de 2016 em 15:43

    Bom site amigo.

    Responder

  3. Ricardonson

    13 de fevereiro de 2016 em 15:47

    Bons filmes.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Julio Lossio Filho descarta possibilidade de ser articulador da oposição na Câmara e afirma que esse papel é dos vereadores eleitos

Questionado se seria o articulador da oposição na Câmara Plínio Amorim, em Petrolina (PE),…