Servidores Municipais participam de capacitação do CPA-10 em Petrolina

0

igeprev3

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) vê como peça chave a reciclagem de seus membros. E como integrante no processo deliberativo dos conselhos fiscal e de investimentos, a capacitação é indispensável e necessária, cumprindo a normativa 3922 do Ministério da Previdência. A Certificação Profissional Anbima Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e começou nesta terça (08) e se estende até hoje (09), na sede do Igeprev.

De acordo com o diretor-presidente do Igeprev, Ney Barbosa, é uma qualificação para auxiliar os conselheiros nas decisões dos investimentos de institutos de previdência. “O que eles devem fazer com os recursos oriundos da contribuição dos servidores”, explica. O palestrante Victor Leitão destaca que o objetivo do curso é tornar os membros de comitês, e conselhos aptos a proteger os recursos que são dos servidores. “E rentabilizar esse recurso e ter noção de como funcionam os produtos de investimento”.

O presidente do Conselho Deliberativo, Walter Caldas, frisa também a importância da capacitação. “Para quem futuramente terá sua aposentadoria é preciso que a gente saiba de que forma está sendo aplicado esse recurso”. Clodoaldo Silva membro do Conselho do Comitê de Investimentos, retifica. “É a oportunidade que temos de fato de sabermos como funciona esse tipo de mercado”.

CPA-10

A CPA-10 destina-se a atestar que profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em agências bancárias, bem como de atendimento ao público investidor em centrais de atendimento tenham conhecimento do mercado.

Para ser considerado aprovado, o profissional deve realizar um exame de certificação e apresentar um índice de acerto igual ou superior a 70%.

Atualmente, a certificação vem sendo considerada como um diferencial pelas instituições financeiras quando as mesmas vão contratar seus funcionários. Isto deve-se tanto à obrigatoriedade da certificação para comercialização de produtos de investimento quanto à credibilidade que a certificação CPA-10 adquiriu em atestar que os profissionais certificados possuem os conhecimentos exigidos pelo mercado financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pacote de obras contabiliza outras cinco creches de alto padrão em Petrolina (PE)

Uma das grandes novidades do ano letivo de 2021 da rede Municipal de Educação de Petrolina…