Semana Santa: Médica alerta para benefícios do peixe e do vinho, e sobre preparo adequado do bacalhau

A semana santa já começou e os preparativos para a tradicional ceia da páscoa na “sexta-feira da Paixão” movimentam feiras e mercados. Na mesa das famílias não pode faltar peixe e vinho, alimentos culturalmente consumidos neste período e que segundo especialistas são ricos em substâncias benéficas para a nossa saúde.

De acordo com a Dra. Carol Couto (CRM – BA 17082/ CRM – PE 21178), médica com atendimento voltado para o emagrecimento, os peixes são ricos em gorduras boas, aquelas que são combustíveis naturais para o corpo. “Alguns peixes, como o salmão e o atum, são ricos em ômega 3, nutriente que comprovadamente atua no controle do colesterol, ajudando a saúde do coração e evitando que a gordura acumule nos vasos sanguíneos e consequentemente reduzindo o risco de infarto, derrame cerebral, dentre outros”, explica.

Em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), localizadas às margens do Rio São Francisco, a população tende a encontrar uma variedade de peixes de água doce, contudo, nessa época do ano o bacalhau é muito usado nas receitas típicas da quaresma. E sobre essa espécie, a Dra. Carol alerta: “Cuidado com o popular bacalhau, que deve ter o excesso de sal retirado por conta dos danos à saúde, como o aumento da pressão arterial, inchaço e doenças cardiovasculares. Prepare o peixe com temperos naturais, evite os industrializados e dê preferência ao preparo cozido, assado ou grelhado”.

A variedade de vinhos no Vale do São Francisco também deve ser levada em conta, já que a região é conhecida internacionalmente pelos plantios e exportação de uva, além da fabricação da bebida. “O vinho, especialmente o tinto, é rico em resveratrol e polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que estão presentes na uva. Elas ajudam a minimizar a inflamação provocada por doenças crônicas, a hipertensão arterial e atuam contra o envelhecimento precoce”, informa a Dra. Carol Couto.

Ainda sobre o vinho, a médica recomenda o consumo moderado. “O dado curioso é que o álcool potencializa as propriedades das substâncias, mas não podemos esquecer que isso só ocorre quando há o equilíbrio, pois o álcool em excesso, ainda que sob forma de vinho, traz muito mais prejuízos do que benefícios! Prefira o vinho tinto e beba com moderação, de uma a duas taças por dia no máximo.” (ascom)

Fechado para comentários

Veja também

Dormentes (PE) recebe visita de equipe da Fiocruz para intensificar combate às doenças epidemiológicas  

Após um trabalho de articulação junto à Fiocruz Pernambuco, a prefeita Josimara Cavalcanti…