Semana da Enfermagem é comemorada em Petrolina

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, comemoraram, nesta quinta e sexta (16 e 17), a Semana da Enfermagem, em alusão ao Dia da Enfermagem (12) e Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20).

As ações foram divididas em dois dias para alcançar toda a equipe de diaristas e plantonistas. No Dom Malan foi oferecido um caprichado café da manhã e a equipe da fisioterapia promoveu um momento de informação e ginástica laboral. A coordenadora de enfermagem do HDM, Fátima Michelle, também distribuiu um mimo para os profissionais.

“Isso é o mínimo que podemos fazer para homenageá-los, já que a equipe de enfermagem do Dom Malan é composta por mais de 550 profissionais. Ou seja, mais da metade do corpo funcional do hospital é formado por enfermeiros e técnicos”, ressalta.

Na UPAE, a programação também foi semelhante. Houve café da manhã, oferta de brindes, massoterapia e duas palestras. Uma com a fiscal do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), Benvinda Barros, a respeito do código de ética da profissão, e a outra com a psicóloga Tatiany Soares sobre depressão entre os profissionais da saúde.

“Pensamos em algo que abrangesse várias vertentes: a do carinho, da informação e do reconhecimento. Aqui na UPAE de Petrolina nós temos 113 profissionais de enfermagem e essa equipe, que está na ponta da assistência, merece, sobretudo, o nosso respeito”, garante a coordenadora de enfermagem do serviço, Rayanne Ribeiro.

A enfermagem na UPAE de Petrolina tem destaque inclusive na gestão. Todas as gerentes de setor são enfermeiras e a coordenação é composta por duas profissionais da área, incluindo a coordenadora geral Grazziela Franklin.

“É uma honra muito grande poder representar a enfermagem à frente da gestão de um equipamento de saúde tão importante quanto a UPAE de Petrolina. Sem dúvida, isso é prova do reconhecimento do IMIP e do governo do estado à categoria”, defende a coordenadora.

As ações, nas duas unidades, foram feitas com recursos (privados) oriundos das coordenações de enfermagem, com a contribuição da direção (no caso do HDM) e demais coordenações (no caso da UPAE).

Fechado para comentários

Veja também

Católicos e ortodoxos podem reunificar a data da Páscoa e torná-la “fixa” em 2025; entenda

Entra ano, sai ano e fica a pergunta: quando caem os feriados móveis de carnaval, Páscoa e…