Semana da Amamentação em Petrolina termina com balanço positivo e muita emoção

A Semana da Amamentação do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina encerrou com um balanço positivo e muita emoção. Teve depoimento de mães que amamentam, de mães de prematuros, literatura de cordel, música, exposição de fotos e várias outras expressões de arte e sentimentos.

A manhã começou com uma atividade para as gestantes (e pais) do pré-natal acompanhadas pelo ambulatório do HDM com a enfermeira Mikaelly Karoliny, e ganhou continuidade no espaço de convivência com muitas participações especiais.

Quem abriu os depoimentos foi a mãe da Joana, que nasceu prematura e hoje já está com um ano e quase oito meses. De acordo com Lara Cavalcanti a amamentação foi extremamente importante para a sobrevivência e recuperação da pequena guerreira. “Eu, assim como muitas mães aqui do Dom Malan, tirava o leite do peito e dava a ela pela sonda. Então, não importa o jeito, o que vale realmente é gesto de amor”, deixou como mensagem.

Em seguida, Laís Moraes contou um pouco da sua história, que passou de usuária do Biama a doadora na segunda gestação. “O Biama presta um serviço maravilhoso a toda a população e eu recomendo a todo mundo. O banco de leite do Dom Malan foi luz na minha vida, o serviço é de extrema qualidade e é com muita satisfação que estou participando hoje da Semana Mundial de Amamentação como doadora. Tenho muita gratidão a todos”, garantiu.

Vanesca Duarte não segurou as lágrimas ao lembrar-se das dificuldades que passou. “A gente sabe que nada substitui o leite materno. Acredito que por isso as mães são tão insistentes na amamentação”, relatou, fazendo referência à necessidade da rede de apoio e emopoderamento da mulher, tema da campanha comemorativa deste ano.

O encerramento também contou com duas provas vivas: João Ireno (15 anos), filho da enfermeira do HDM, Cris Estrela, e Midiâ Letícia Rosendo Alencar (20 anos), filha de Márcia Rosendo. João foi amamentado exclusivamente no peito com o apoio do Biama e Midiâ, que nasceu prematura, também. Hoje, jovens e sadios agradeceram ao apoio do banco de leite. “Sem dúvida, o leite materno contribuiu para o meu desenvolvimento”, destacou o adolescente.

A filha de Márcia, inclusive, foi uma das primeiras prematuras a passar pelo Biama e Alojamento Canguru. “É com muita honra e orgulho que trouxemos hoje aqui esses personagens para contarem um pouco das suas histórias. Tudo isso só engrandece a nossa comemoração”, ressaltou a coordenadora médica do Biama, Flávia Guimarães.

Quem também fez uma participação especial foi o médico e ex-interno do Dom Malan, Arthur Alves da Silva. Atualmente ele faz residência em saúde da família, trabalha na atenção básica e é um apaixonado e defensor do SUS. Na ocasião ele recitou três poemas, baseados na literatura de cordel: “Leite de Mãe”, da autoria de uma também ex-interna que rodou no HDM, Milena Haline; “Mamãe eu quero mamar”, da autoria de Maria da Conceição Freitas Cavalcanti (88 anos), mãe de Dra, Flávia; e “Amamentação da Sertaneja”.

Fechado para comentários

Veja também

Reflexão do dia

Regozijem-se os campos e tudo o que neles há! Cantem de alegria todas as árvores da flores…