Segundo IBGE, metade da água tratada de Pernambuco é perdida antes de chegar à população

Essencial para a vida, a água não chega igual para todos. A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, realizada pelo IBGE em 2017, divulgada ontem (22), apontou que Pernambuco tem o menor volume de água consumida por dia do Brasil. O volume distribuído sofre perda no processo de distribuição, chegando a mais de 50% da água tratada no Estado, de acordo com o estudo.

“O estado distribui 1,47 milhão de m³ de água tratada por dia, sendo que 67% desse volume passa pelo método de tratamento convencional, com todas as etapas realizadas em uma estação de tratamento de água. No entanto, são consumidas apenas 721 mil m³ de água por dia. Isso significa que, entre o processo de distribuição e a chegada ao usuário, perde-se 50,9% da água tratada no estado”, diz a pesquisa.

O resultado da pesquisa do IBGE também demonstra que as redes de água e esgoto têm uma distribuição irregular no estado, concentrando-se nas áreas urbanas. Por fim, a Compesa informou que analisará em detalhes os dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico divulgada nesta quarta (22) pelo IBGE, para fazer uma avaliação mais aprofundada dos indicadores apontados pelo estudo.

 

(Fonte: Folha PE)

Fechado para comentários

Veja também

Inédito: Papa lava exclusivamente pés de 12 mulheres em presídio

O papa Francisco, sensível ao universo carcerário, lavou os pés de 12 mulheres detidas em …