Segundo dia de provas da UPE tem 8,82% de abstenção e duas eliminações por porte de celular

A abstenção do segundo dia de provas da primeira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA1) da Universidade de Pernambuco (UPE), cujas provas foram realizadas nesse domingo (1º) e nesta segunda-feira (2), foi de 8,82%. Dos 28.955 candidatos inscritos, 2.554 não compareceram aos locais de prova. Duas eliminações por porte de celular foram registradas no segundo dia dos testes e aconteceram nas escolas Politécnica, na Madalena, e Santos Dumont, em Boa Viagem.

O polo com o maior índice de abstenção foi Arcoverde, no Sertão do estado. Dos 1.254 inscritos para fazer provas no município, 165 (13,16%) faltaram no primeiro dia e mais 191 no segundo dia, subindo para 15,23% a taxa de faltosos. Já o menor índice de abstenção foi registrado no Recife. Dos 13.116 inscritos na capital pernambucana, 682 (5,2%) faltaram no primeiro dia e mais 750 no segundo, finalizando o exame com 5,72% de abstenção nos polos da cidade.

Provas

No primeiro dia de provas, os candidatos responderam questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Nesta segunda, foi dia de provas de biologia, química, história, geografia e sociologia.

O desempenho individual dos estudantes nas duas fases do seriado (SSA 1 e SSA 2) será divulgado até o dia 18 de março de 2020, apenas no sistema de inscrição. O Sistema Seriado de Avaliação é composto por três fases. No primeiro ano do ensino médio, os estudantes participam do SSA 1. O SSA 2 e SSA 3 são voltados para alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio, respectivamente. Para conseguir uma boa nota ao final do processo, os estudantes precisam ter conquistado bons índices de rendimento nos três anos de provas.

A nota para concorrer a uma vaga da universidade pelo SSA só é obtida ao concluir todo o processo, ou seja, da realização das três etapas. Para o cálculo da nota final, os resultados do SSA 1 e do SSA 2 são multiplicados por três. Já a nota do SSA 3 é multiplicada por quatro. Os resultados dessas três contas são somadas e divididas por dez. O cômputo dessa operação é a nota final do candidato, com a qual ele concorre a uma vaga na UPE.

Fechado para comentários

Veja também

Inédito: Papa lava exclusivamente pés de 12 mulheres em presídio

O papa Francisco, sensível ao universo carcerário, lavou os pés de 12 mulheres detidas em …