Sedetur inicia em janeiro capacitações do Juazeiro Empreendedor

neivajunc

Após percorrer 18 localidades (na sede e interior), o Juazeiro Empreendedor encerrou a fase de mapeamento das atividades produtivas no povoado de Goiabeira, distrito do Junco, na sexta (18). A partir de janeiro de 2016, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) vai capacitar os empreendedores cadastrados (2ª etapa do programa), nas suas respectivas habilidades empresariais.

“Com apoio do Sebrae, a Sedetur diagnosticou nesse primeiro momento os saberes e fazeres de centenas de moradores nos bairros e distritos de Juazeiro. O que cada localidade produz artesanalmente para gerar renda. Agora reuniremos os parceiros do programa e vamos definir os capacitações e treinamentos específicos conforme a demanda diagnosticada”, explica o titular da Sedetur, Carlos Neiva.

O Juazeiro Empreendedor é um programa voltado para incentivar e fortalecer as iniciativas comerciais de micro e pequenos comerciantes. Dividido em três etapas (mapeamento, capacitação/assistência técnico-financeira e acesso ao mercado), o programa tem apoio de várias instituições como o Sistema Fieb, Cesol, entidades de classe como CDL, Aciaj e Sindilojas além de órgãos financeiros, a exemplo de Banco do Nordeste e Desenbahia.

Desenvolvimento rural

Outra ação da Sedetur voltada para o desenvolvimento são os cursos de qualificação gastronômica direcionadas também para a zona rural de Juazeiro. Em Goiabeira cerca de 20 certificados emitidos pelo Senac foram entregues no povoado. Participaram da solenidade o vereador Agnaldo Meira e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson José, Mitu. A entidade sindical também é parceira do Juazeiro Empreendedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): Prefeitura inicia mapeamento ambiental na Orla para futuras melhorias

Considerando a importância da Orla de Juazeiro – ponto atrativo e turístico na cidad…