Secretaria Municipal de Saúde realizará nova pesquisa LIRAa em Petrolina

dengue

Durante os dias 13 e 17 de julho será realizado o 4ª Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano. Ao todo, 122 Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitarão, em média, seis mil imóveis residenciais para verificar a presença de focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“A pesquisa LIRAa é realizada a cada dois meses como instrumento de avaliação e planejamento das ações de controle vetorial para o Aedes aegypti. O material coletado nos 13 estratos é levado para análise laboratorial, após o resultado identificamos as áreas com baixo, médio e alto risco para epidemia de dengue, bem como a situação geral do município”, explicou o gerente de Endemias Jailson Lima.

O último LIRAa realizado em maio apontou 1,3% para epidemia de dengue, considerado de médio risco, com atenção especial para os bairros Dom Avelar, Terras do Sul, São Jorge, Jardim Petrópolis, São Gonçalo e outros. A classificação dos índices de infestação utilizada pelo Ministério da Saúde é a seguinte: 0 a 0,99 % = baixo risco; 1 a 3,9 % = médio risco e acima de 4% = alto risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Carro cai em canal de irrigação na zona rural de Petrolina (PE)

Um carro caiu em um canal que fica entre os projetos N-8 e N-10, Perímetro de Irrigação Se…