Secretária de Saúde de Petrolina recebe pesquisadores da Universidade de São Paulo

usp

A secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, recebeu, a equipe da pesquisa Região em Redes, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Os profissionais estão na região para estudar o processo de regionalização da saúde.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Ana Luíza d’Ávila Viana, a região foi escolhida para representar o Nordeste no estudo por sua experiência pioneira com a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA). “Nós selecionamos cinco regiões brasileiras, uma em cada Macrorregião. Petrolina e Juazeiro são as cidades polo para o nosso estudo no Nordeste”.

A pesquisa compreende a realização de entrevistas com gestores municipais e estaduais de saúde, prestadores e gestores hospitalares a fim de avaliar toda a rede de atenção à saúde e a conexão entre os serviços. “Estudamos vários componentes do processo de regionalização, como a integração das redes temáticas e da própria Rede de Assistência à Saúde (RAIS), como a Atenção Primária e a Atenção Especializada. Nosso objetivo é

criar instrumentos e metodologias que sirvam para avaliar o processo de regionalização da saúde no Brasil”, explicou a coordenadora da Pesquisa.

Para a secretária Lucia Giesta a iniciativa pode contribuir com o processo de estruturação da Rede PEBA. “Apesar de realizarmos avaliações frequentes da nossa rede, esta pesquisa será um importante instrumento de avaliação externo e pode trazer boas contribuições para a estruturação da Rede”, declarou.

Fechado para comentários

Veja também

Ex-prefeito Julio Lossio fala pela primeira vez após retirada de tumor; veja o vídeo

Após a retirada de um tumor, o ex-prefeito de Petrolina (PE), Julio Lossio falou pela prim…