Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) reforça alerta para cuidados com o mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), continua com o trabalho intensificado no município com a equipe de endemias e faz novo alerta para os cuidados com o mosquito Aedes aegypti. A finalidade é eliminar locais que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya.

“Com o período das chuvas, o índice de focos aumenta, logo cresce também o índice de infestação. O trabalho dos agentes de endemias continua intensificado nas empresas, órgãos públicos, casas e nas ruas, verificando, alertando e conscientizando a população para os cuidados básicos de não deixar água parada, manter os muros sempre limpos, manter garrafas viradas para baixo, lavar as caixas d’água, colocar areia nos vasos de plantas, evitar água parada e manter os reservatórios bem fechados, para que juntos possamos combater o mosquito Aedes aegypti”, frisou a coordenadora do Núcleo de Endemias, Núbia Almeida.

O município realiza, a cada três meses, o Levantamento de Índice mais Tratamento (LIT) e o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que verifica o índice de infestação, no qual é possível obter um melhor controle sobre a doença. “As duas modalidades de atividades que realizamos é de suma importância para a população. Uma vez que controlamos a incidência deste vetor, estamos assegurando a saúde da nossa comunidade”, ressaltou Núbia Almeida.

Dados

No último levantamento realizado entre 22 e 27 de novembro de 2021, o LIRAa apontou que, em Juazeiro, o índice geral de infestação é de 1.1%, considerado de médio risco, de acordo com o Ministério da Saúde.

Ações

No sábado (12) e neste domingo (13), equipes de endemias realizam atividades em vários locais do município. Na zona urbana, as atividades acontecerão nos bairros Alto do Cruzeiro, Alto do Alencar, Centro, Dom Tomás, Itaberaba, João Paulo II, Nossa Senhora das Grotas, Palmares e Piranga. Na zona rural, acontecerá no Mandacaru I, Saco do Meio e Carnaíba do Sertão. (ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Prazo de inscrições para o Enem 2022 termina neste sábado (21)

Termina, às 23h59 (horário de Brasília) deste sábado (21), o prazo de inscrição para o Exa…