Secretária de Saúde anuncia que Petrolina fará concurso para agentes comunitários no próximo ano

O relatório de gestão fiscal da secretaria municipal de Saúde do último quadrimestre foi apresentado nesta terça, 17, na Câmara Municipal de Petrolina-PE para os vereadores. Ao apresentar os números, a secretária Magnilde Albuquerque, disse que são muitas as cobranças ao governo, mas a Saúde é prioridade no governo Miguel Coelho.

“Apresentamos os dois quadrimestres. As dificuldades herdadas, financeiras e o subfinanciamento da saúde que é uma questão nacional. Sem falar que trabalhamos ainda com dados do censo de 2010 e muita gente não quer trabalhar com a secretaria por conta de atrasos em pagamentos que já ocorreram”, relatou a secretária.

Magnilde ainda foi questionada sobre a estrutura das unidades que estão em condições precárias de funcionamento, como no Perímetro Bebedouro .“Já recuperamos 21 unidades, as que estavam em situação pior. As demais até o final do ano, vamos concluir esses melhoramentos”, conta Magnilde.

Com grande demanda e poucos recursos. a secretária revelou que está quitando restos a pagar. A secretária diz que tem conversado com os fornecedores , principalmente de medicamentos que recebeu com desabastecimento e dívidas com fornecedores.

“Tivemos um primeiro semestre engessado nesta questão dos medicamentos e só agora que iniciamos a regularização do serviço”, disse.

Outro ponto apresentado foi o déficit de servidores como na área de agentes comunitários de saúde. “Vamos realizar concurso para os agentes no próximo ano e ampliar a cobertura na cidade”, destacou Magnilde Albuquerque.

UPA

Obra iniciada na gestão do prefeito Julio Lóssio, a Unidade de Pronto Atendimento em Petrolina (UPA) passou por uma nova planilha. “Fizemos uma nova planilha que encontra-se na Procuradoria do Município e aguardamos uma posição para darmos continuidade à construação da UPA do município”, esclareceu a secretária.

Sobre criticas ao governo anterior, ponto que tem provocado criticas do líder da oposição, vereador Paulo Valgueiro (PMDB), que tem colocado com insistência que o governo de Miguel Coelho trabalha só olhando para o retrovisor, Magnilde frisa que são temas que devem ser postos à população.

“Não trabalhamos só olhando para o retrovisor. Já temos andado para frente, mas precisamos mostrar o que encontramos até para justificar nossas dificuldades pontuais deste início”, conclui a secretária.

1 Comentário

  1. Maria C Souza

    18 de outubro de 2017 em 10:11

    Bom dia, realmente o que tenho a dizer sobre a saúde de Petrolina é que está muito precária, pois falta os remédios básicos nas unidades de súde, minha mãe é hipertensa e é preciso comprar a medicação, porque está faltando, consultas com especialista está muito difícil e exames demoram muito tempo, desde de janeiro que não está tendo atendimento de dentista na UBS da areia branca e nós estamos no mês de outubro. Em síntese, estamos passando por uma situação caótica em termos de saúde, porque é obrigaçao do gestor público fornecer serviços de qualidade á sociedade, pois não estamos pedindo favor, os altos tributos que pagamos diariamente não está sendo empregado de forma adequada, cadê o retorno do nosso dinheiro em ações na área da saúde, segurança, entre outros serviços.
    Obrigada, estou no aguardo de melhorias por parte da gestão municipal.

Veja também

Foragido da Penitenciária de Petrolina (PE) é capturado em Exu (PE)

Um detento que estava foragido da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes de Petrolina (PE), desde…