Secretaria de Saúde alerta população sobre risco de proliferação do mosquito da Dengue em Juazeiro

0

dengue

Com o início do período das chuvas a Secretaria de Saúde alerta a população de Juazeiro para adoção de medidas preventivas com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com o diretor de Vigilância e Promoção à Saúde, Klynger Farias, a dengue só é combatida com a união de esforços entre o poder público e a sociedade. “Se cada um fizer sua parte teremos êxito nesse combate”, afirma Farias.

O Programa de Controle a Muriçoca e a Dengue (Aedes Aegypti), tem sido realizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro semanalmente nos bairros e nos canais que cortam a cidade. A ação – que vai desde a aplicação do larvicida, inseticidas até a passagem do carro fumacê em todo o município – atinge canais, vegetação, fossas, dentre outros ambientes onde existem focos de larvas e da muriçoca.

As equipes técnicas trabalham com o fumacê das 18h às 20h30 em 54 áreas divididas no município, onde atuam na eliminação dos focos, bem como o controle e o trabalho de orientação junto à comunidade. A ação é realizada em vistorias diárias, casa a casa, na zona rural e urbana.

Outra medida da secretaria foi a criação do Denguezapp, para que a população envie fotos e vídeos de possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue. As denúncias são repassadas para as equipes de combate às endemias, que fazem a vistoria nos locais indicados pelos contatos via What’s App. O número do serviço é (74) 9 9198-3057.

COMO COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE

Além das ações do poder público, a população também pode e deve colaborar para evitar a proliferação do mosquito. Evitando acúmulo de água da chuva em recipientes como pneus, tampas de garrafas e não acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios

CASOS EM JUAZEIRO

No ano de 2015 foram confirmados 413 casos de dengue. Neste ano, até o momento nenhum caso foi registrado. Da Chikungunya em 2014 foram 8 casos confirmados e em 2015 foram 17 (8 descartados e 9 em investigação). Em relação a Zika 30 casos suspeitos em 2015, mas todos foram descartados. Os dados atuais são diferentes do ano de 2008, quando Juazeiro teve uma epidemia e foram notificados 4.476 casos de dengue e 2.967 confirmados.

A Secretaria de Saúde ainda destaca que, além do What’s App, a população poderá entrar em contato através do disk denúncia 74 3612-3763.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Carreta quebrada na Ponte Presidente Dutra provoca extenso engarrafamento nesta terça-feira (01)

Um extenso engarrafamento ocorre no final da manhã desta terça-feira (01), na Ponte Presid…