Secretaria anuncia medidas de prevenção contra mariposas ligadas a lesões de pele em Pernambuco

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) anunciou, nesta quinta-feira (9), uma série de medidas de proteção que devem ser tomadas pela população contra a mariposa do gênero Hylesia, apontada como suspeita de provocar coceiras e lesões de pele em quase 500 pessoas em 17 municípios de Pernambuco.

As medidas incluem a diminuição da iluminação externa das casas; evitar deixar roupas, toalhas e lençóis em varais, principalmente durante os horários de fim de tarde; deixar portas e janelas fechadas ou utilizar telas para insetos, especialmente no entardecer, e passar panos molhados nos móveis da casa. Todas as ações têm o intuito de evitar que as cerdas da mariposa, supostamente responsáveis pelo surgimento das lesões, entrem nas residências e possam se espalhar.

A equipe que pesquisa as lesões cutâneas encerrará as atividades de campo nas áreas mais afetadas ainda nesta semana. Foram instaladas armadilhas nas casas de pessoas que apresentaram o problema para capturar as mariposas e levá-las à análise. Também foram aplicados questionários aos moradores.

Todos os dados coletados pela equipe de especialistas serão sistematizados, estudados e anexados aos exames clínicos e laboratoriais.

A Sesau advertiu também sobre a importância de a população não matar as mariposas para evitar um desequilíbrio ambiental.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath, o grupo vai elaborar um documento previsto para sair na segunda-feira (13). “Nós temos um grupo de discussão composto por técnicos, pesquisadores, médicos infectologistas e um grupo de dermatologistas que estão ajudando na investigação. Hoje, a equipe ainda está em campo e depois, vamos processar as informações e elaborar um relatório com tudo o que foi feito e o que foi encontrado”, relatou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Moradores pedem solução para falta de iluminação pública no Portal da Cidade

A falta de manutenção na iluminação pública tem deixado os moradores da rua do Piano, no b…