Sead participará de mobilização contra os cortes orçamentários na educação

sead

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco (SEaD/Univasf) participará na próxima segunda-feira (24) do Dia D da Educação a Distância. A iniciativa faz parte da campanha nacional em favor da manutenção do orçamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa que viabiliza quase a totalidade dos cursos de graduação e pós-graduação públicos do país. Na referida data, todos os sites e canais de serviços da Universidade Aberta do Brasil, o que inclui as páginas da Sead e Moodle, terão seu atendimento suspenso a fim de chamar a atenção da sociedade para os sérios problemas que o setor educacional vem enfrentando.

Segundo o Secretário de Educação a Distância da Univasf, professor Ricardo Duarte, os cortes no orçamento, oriundos do ajuste fiscal imposto pelo governo federal, inviabilizam a continuidade do sistema UAB e comprometem o ensino em cerca de 40 municípios, divididos nos estados de Piauí, Pernambuco e Bahia. Caso seja mantida, a redução de custeio prejudicará diretamente 1.450 estudantes vinculados à Sead-Univasf, além de impedir o acesso de 1.950 novos alunos previsto para esse ano. Desta forma, toda a população dos municípios atendidos será impactada com a diminuição ou cancelamento de oferta de cursos a distância dentro do programa UAB.

Uma das ações previstas para o Dia D da Educação a Distância, será o lançamento da petição pública online que visa coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública e gratuita. Na petição, será requerida a manutenção integral do orçamento do programa UAB. A meta inicial da campanha é o recolhimento de 500 mil assinaturas.

Além da mobilização por meio da internet, a SEaD acionará as Prefeituras das cidades-polos, apresentando o quadro atual da crise orçamentária da EaD e solicitando apoio político representativo junto às esferas estaduais e federais em favor do impedimento ou revogação dos cortes. Ainda tratando-se das ações a serem realizadas pela Sead-Petrolina, na segunda-feira (24) ocorrerá um café da manhã com todos os colaboradores da secretaria, seguido de uma reunião presidida pelo professor Ricardo, onde toda a comunidade acadêmica está convocada para discutir os problemas enfrentados pela EaD no Brasil. Na ocasião, todos estão convidados a vestir preto em sinal de protesto, haverá explanação da atual situação financeira da Sead-Univasf e discussão de propostas de mobilização e ações de otimização do recursos até que a crise orçamentária seja contornada.

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Astronomia terminam neste sábado (31)

Encerram hoje (31), as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica…