Salgueiro (PE) recebe projeto sobre combate à corrupção e à sonegação

O projeto Educação Contra a Corrupção e a Sonegação, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), foi apresentado para estudantes do ensino médio e da rede fundamental de ensino de Salgueiro, no Sertão. Através de palestras, dinâmica com arte-educador e encenação teatral, os temas foram apresentados para as crianças e adolescentes de forma lúdica e interativa.

Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Urbano Gomes de Sá aprenderam a importância de não cometer atos de desonestidade. Além disso, os jovens foram convidados a refletir que, por mais inofensivos que aparentem ser, aquelas ações podem gerar prejuízos não só para quem os sofre, mas também para quem os comete, pois, no futuro, o autor pode vir a se tornar uma pessoa corrupta.

Depois as ações ocorreram na Escola Municipal Cleuzemi Pereira de Nascimento Silva, reunindo cerca de 650 alunos, com idades entre 6 e 12 anos. Além das apresentações teatrais, de dança, e das dinâmicas com os arte-educadores, também foi informado que haverá um concurso de desenho, para que os estudantes possam expressar, com ilustrações, suas percepções sobre o tema.

“O MPPE tem que se fazer presente na educação dessas crianças e adolescentes, contribuindo com sua formação como cidadãos. Eles precisam entender que corrupção e sonegação fiscal não são assuntos só de adultos. E, para que a semente que se plantou ontem germine com bons frutos, vamos continuar trabalhando o tema através de outras ações”, afirmou a promotora de Justiça de Salgueiro, Milena Santos.

“Um dos assuntos mais discutidos hoje na sociedade brasileira é, sem dúvida a corrupção. E sendo a educação a ferramenta para a formação de homens éticos, voltado para uma cultura de paz, honestidade e respeito ao próximo, o projeto de iniciativa do MPPE é de uma importância ímpar, que de forma dinâmica e criativa, incentivou e orientou nossas crianças”, observou a secretária de Educação do município, Audeci Goes.

O Projeto, lançado em dezembro do ano passado pelos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Direito à Educação (Caop Educação) e de Combate à Sonegação Fiscal (Caop Sonegação Fiscal), já visitou, com apoio das promotorias locais, dezenas de instituições de ensino do estado, desde a capital até o Sertão, tendo passado por Olinda, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, dentre outras.

“Com essa iniciativa, conseguimos trazer para as crianças a mensagem de combate à corrupção e à sonegação, de acordo com a vivência delas nas escolas e em suas casas. Com isso, elas passam a entender o que significam as pequenas corrupções e como esses comportamentos são a porta para outras condutas mais graves”, destacou o promotor de Justiça e coordenador do Caop Educação, Sérgio Souto.

Segundo Souto, promotorias de Justiça de diversas cidades que já receberam o projeto estão dando continuidade à ação, em parceria com a Secretaria de Educação, por meio de Termo de Cooperação, replicando o tema em outras escolas da rede municipal de ensino, ao longo do ano letivo.

Fechado para comentários

Veja também

Santuário da Serra da Santa recebe mutirão de limpeza em Petrolina (PE) para visita de fiéis na Sexta-Feira da Paixão

O Santuário de Serra da Santa, localizado a cerca de 25 km de distância do centro urbano d…