Salgueiro: MPPE promove encontro regional sobre saúde mental de crianças e adolescentes

ministerio

Com o objetivo de trocar informações quanto às ações de prevenção do consumo de drogas e atendimento em saúde mental de crianças e adolescentes nos municípios de Araripina, Bodocó, Granito, Exu, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Parnamirim, Salgueiro, Serrita, Cedro, Terra Nova, Trindade e Verdejante, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promove, no dia 10 de agosto pela manhã, o 4º Encontro Criando espaços na rede de atenção: Um Caps para crianças e adolescentes. O evento será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salgueiro.

O evento é organizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude (Caop Infância e Juventude), e dispõe de 80 vagas voltadas para promotores de Justiça, conselheiros tutelares, conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiros de Políticas sobre Drogas e representantes das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Lazer dos municípios participantes.

De acordo com o Caop Infância e Juventude, o encontro regional tem por objetivo auxiliar membros do MPPE, gestores públicos e conselheiros de direitos no enfrentamento ao uso e dependência de substâncias psicoativas por crianças e adolescentes. Para atingir esse objetivo, os órgãos vão articular iniciativas de prevenção ao uso de drogas, restrição da venda dessas substâncias e garantia do serviço de atendimento especializado aos dependentes e usuários de drogas.

O encontro também busca contribuir para a adequação da rede de atenção em saúde mental dos municípios aos princípios e normativas preconizados para crianças e adolescentes, assim como para a articulação dos atores envolvidos e para o controle social da implementação das políticas públicas em saúde mental.

A programação, que vai das 7h30 às 12h, inclui a abertura, com o promotor de Justiça Érico de Oliveira Santos, as apresentações do coordenador do Caop Infância e Juventude, promotor de Justiça Luiz Guilherme Lapenda, e das Normativas para a estruturação da rede de atenção em saúde mental, pelo servidor Gilberto Lúcio da Silva, e a palestra Ativando a rede: a experiência de Arcoverde/Ibimirim, com a promotora de Justiça Aline Daniela Florência Laranjeira.

O encontro regional também contará com a exibição de vídeos, uma plenária para debate e a realização de uma oficina de mapeamento da rede municipal (equipamentos, programas, ações), seguida da apresentação dos relatórios pelas equipes de cada comarca.

Os interessados em participar do encontro podem preencher o formulário de inscrição. Para mais informações, entrar em contato com o Caop Infância e Juventude pelo telefone (81) 3182.7419 ou pelo e-mail caopij@mppe.mp.br. (MPPE).

Fechado para comentários

Veja também

Inscrições para casamento coletivo em Salgueiro (PE) estão abertas

Quem deseja oficializar a união com o parceiro ou parceira já pode fazer a inscrição para …